Neste ano de 2022, a Abertura Diocesana de Catequese aconteceu presencialmente nas foranias da Diocese de Sete Lagoas. Durante todo o mês de fevereiro, nos fins de semana, a equipe de coordenação esteve presente nestas cidades e suas respectivas paróquias: Paraopeba, Maravilhas, Santana do Riacho, Matozinhos e Sete Lagoas.
Os encontros foram marcados por momentos orantes, partilha de símbolos que expressaram um desafio vivenciado na catequese nos últimos tempos e também a esperança anunciada na catequese; preces feitas por cada paróquia participante e um estudo, em grupos, da Exortação Apostólica de Papa Francisco Evangelli Gaudium – A alegria do Evangelho, mais especificamente dos números de 169 a 173 que tratam sobre “O acompanhamento pessoal dos processos de crescimento” : a sensibilidade do olhar que aproxima, sensibilidade da arte da escuta e sensibilidade da arte da paciência. Ao final de cada encontro acontecia o envio. Foram momentos cheios de receptividade por todos os catequistas que responderam com entusiasmo a este convite.
Tivemos a felicidade de, no encerramento em Sete Lagoas, termos a companhia de Dom Francisco Cota que presidiu a Celebração Eucarística, direcionou uma palavra aos catequistas presentes neste dia e fez, no final da celebração, o envio dos catequistas. Com entusiasmo o bispo diocesano afirmou “Somos a catequese diocesana” expressando todo o seu carinho e zelo pela catequese.
Finalizamos com palavras da catequista Cristina Maria Cardoso, da Paróquia Imaculada Conceição de Sete Lagoas, que ilustram muito bem o sentimentos de todos que participaram:
“São momentos como esse , que nos movem , que nos tiram da inércia !
São momentos como esse que dão sentido a nossa vocação !
São momentos como esse que nos mostram que pra falar de Jesus é preciso primeiro segui-lo, seguir seus mandamentos , ter intimidade com a sua palavra e assim dar testemunho de seu amor !
Em momentos como esse entendemos que a missão não é fácil , (deixar a família em casa , atrasar o almoço, enfrentar nossas dores físicas , nosso cansaço das obrigações do dia a dia ,enfrentar todos os obstáculos ), mas ela não é impossível !
Em momentos como esse é que entendemos a nossa verdadeira vocação expressada por nosso Diácono Rafael ” fazer o Amado ser amado “, que para mim agora é a grande certeza grita em meu coração !”
Que possamos refletir nossa missão !
A todos que nos proporcionaram esse encontro tão especial, o nosso muito obrigado !
Senti-me muito feliz porque Deus falou ao meu coração !
Deus os abençoe !
p/ Coordenação Diocesana de Catequese