A tradicional Coleta para os Lugares Santos, gesto de generosidade universal dos católicos em favor dos cristãos da Terra Santa, será realizada na Diocese de Sete Lagoas, neste final de semana, 18 e 19 de setembro de 2021.
A arrecadação, que costuma ser feita na Sexta-feira Santa, teve sua data transferida, com a autorização do Papa Francisco, por meio da Congregação para as Igrejas Orientais, devido à situação de emergência causada pela pandemia de COVID-19. Assim, a Igreja universal poderá garantir a ajuda necessária à terra onde estão as raízes de nossa fé, fazendo um esforço de solidariedade e comunhão no sofrimento.
A COLETA
A Coleta para os Lugares Santos foi instituída por São Paulo VI em 25 de março de 1974, por meio da exortação apostólica Nobis in Animo.
“A Igreja de Jerusalém ocupa um lugar de eleição na solicitude da Santa Sé e na preocupação de todo o mundo cristão, enquanto o interesse pelos Lugares Santos, e em particular pela cidade de Jerusalém, emerge mesmo nos grandes consensos das Nações e nas maiores Organizações internacionais. Tal atenção é hoje primordialmente pedida em razão dos graves problemas de ordem religiosa, política e social ali existentes”, afirmou o Santo Padre, na Exortação Apostólica.
Um lugar extraordinário de encontro. Portanto, são muitas as iniciativas. Os cristãos em dificuldades na Terra Santa necessitam da nossa ajuda”.
(Com informações da Agência SIR)
Abaixo, solicitação de Dom Francisco Cota aos padres da Diocese de Sete Lagoas.