Há dez anos celebrávamos a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na cidade do Rio de Janeiro. O evento reuniu quase 4 milhões de jovens na cidade brasileira, no encontro da juventude junto ao Papa Francisco que, na ocasião, celebrou sua primeira missão frente à juventude católica. Neste ano, os jovens voltam a se reunir em um país de língua portuguesa, dessa vez, na cidade de Lisboa, Portugal.

A JMJ iniciou na última segunda-feira (01/08) com a Santa Missa Abertura e vai até o próximo domingo (06/08). Dentre os principais momentos vividos ao longo da programação destacam-se as Catequeses com diversos bispos, Via Sacra, Vigília e Missa de envio.
A Diocese de Sete Lagoas, participará da JMJ com alguns representantes que viverão a experiência do maior encontro da juventude católica, cujo tema será “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39).
Dentre os jovens peregrinos diocesanos, conversamos com o Wellbert de Paula (Betinho), fundador da Missão de Avivamento e Redenção Comunidade Católica (MARCCA) que relata sua expectativa de viver este encontro. Além de participar deste momento de fortalecimento da fé, em busca da unidade e do ecumenismo junto a juventude de todo mundo, ele ressalta “a importância de ouvir os direcionamentos diretamente do Santo Padre e também viver os momentos de lazer proposto pelo evento”.
Betinho destaca ainda que o pilar mais importante que considera da Jornada Mundial da Juventude, “é o estreitamento dos laços entre o jovem e a igreja”. Veja o vídeo abaixo onde ele fala dos seus anseios por esta vivência.
A programação para esses dias conta com a Cidade da Alegria, que é o espaço que juntará a “Feira Vocacional” e o “Parque do Perdão” na JMJ Lisboa 2023. “A Cidade da Alegria é lugar de descoberta de Cristo no meio de nós. Atravessando a cidade, os peregrinos vão encontrar variadas experiências de verdadeira alegria cristã” , informa a programação oficial do evento. O evento contará ainda com o Festival da Juventude que é um conjunto de atividades culturais, religiosas e desportivas, protagonizadas pelos peregrinos da JMJ, numa partilha da vivência cristã feita por jovens de todo o mundo, fruto da sua criatividade e generosidade.
por Ascom Diocesana