Na última terça-feira (08/02), às 19h30, a Coordenação de Pastoral, juntamente com a Comissão para Educação e Cultura, promoveu, em conjunto com os padres diocesanos e leigos representantes das pastorais de cada paróquia, a primeira reunião de motivação sobre a Campanha da Fraternidade 2022. Dom Francisco Cota, também participou deste momento que foi realizado no formato on-line.
Neste ano, durante o Tempo da Quaresma, todos somos convidados a refletir sobre o tema “Fraternidade e Educação”, cujo lema é “Falar com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).
Padre Israel Cardoso, coordenador de pastoral, fez a abertura e introduziu, de forma sintética, aspectos do texto-base destacando que trata-se da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade (CF). Desta vez a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Segundo ele , “a CF 2022 nos recorda que educar não é um ato isolado. É encontro no qual todos são educadores e educandos. É tarefa da própria pessoa, da família, da escola, da Igreja e de toda a sociedade. Afinal, como nos ensina o conhecido provérbio de origem africana, ‘é preciso uma aldeia para se educar uma criança’.” (Apresentação – Texto Base CF 2022)
Em seguida, passou-se a palavra para padre Evandro Alves, assessor eclesiástico da Comissão para Educação e Cultura Diocesana e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Leste 2, que compreendem as dioceses de Minas Gerais. Ele fez a abertura da sua fala , explicando sobre o cartaz da CF deste ano cuja ilustração foi feita pelo leigo Antonio Batista de Souza Júnior, tendo como inspiração o capítulo oitavo do Evangelho segundo João, eco do lema que é proposto.
Segundo ele, no cartaz, diante da mulher, surpreendida em flagrante adultério, e que está prestes a ser apedrejada, Cristo, Divino Mestre e Educador, apresenta um novo ensinamento que se revela como um verdadeiro ato de esperança no ser humano. Jesus educa de maneira pedagógica, integral e a partir de uma ação repleta de sabedoria e amor. Este é o único momento em que o Evangelho mostra Jesus escrevendo. Não se sabe o que Ele escreveu. Sob a luz da espiritualidade quaresmal, o autor apresenta uma releitura da cena com uma possível escrita sobre o chão: AMOR E SABEDORIA palavras retiradas do lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26).
Ao final da reunião, dom Francisco Cota, deu a bênção final e agradeceu o empenho e a participação, além de solicitar a cada padre e agente de pastoral, que se dispusessem a ser verdadeiros animadores para dar impulso à CF 2022 em suas comunidades de fé.
Por Ascom Diocesana