A Pastoral Carcerária Diocesana vem realizando uma reestruturação interna neste ano de 2021, visando ampliar suas ações no próximo ano que se inicia. O momento marca uma renovação nos trabalhos, que ficaram paralisados após o início da pandemia de Covid-19.
Dentre as ações que estão sendo realizadas, aconteceu no final do mês de outubro, um encontro ampliado com o Bispo Diocesano Dom Francisco Cota, a Coordenação Diocesana da Pastoral Carcerária, o padre assessor, Luís Fernando e membros de duas novas comunidades de Sete Lagoas (Marcca e Missionários da Cruz) que se dispuseram a unir forças com a equipe da pastoral, dentro deste trabalho evangelizador junto aos encarcerados e suas famílias.
Dom Francisco quis conhecer mais de perto o trabalho e a missão de cada um, além de propor encontros de formação permanentes. Foi detalhado também, mais especificamente, como se desenvolve o trabalho dentro das quatro unidades prisionais de Sete Lagoas que são: o Presídio Promotor José Costa; a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), cujo objetivo é gerar a humanização das prisões, sem deixar de lado a finalidade punitiva da pena; o Centro Socioeducativo (CSE) que é um núcleo cujo objetivo é abrigar adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de internação; o Centro de Internação Provisória (CIP), que tem como principal característica sua natureza temporária, destinada ao adolescente em período de apuração do processo de ato infracional.
A Pastoral Carcerária busca ser a presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres, caracterizado pela superlotação, condições insalubres e tortura sofrida pelas pessoas privadas de liberdade.
No seu trabalho de atendimento religioso às pessoas presas, os agentes pastorais promovem um serviço de escuta e acolhimento, anunciam a Boa Nova, contribuem para o processo de iniciação à vida cristã e para a vivência dos sacramentos, e atuam no enfrentamento às violações de direitos humanos e da dignidade humana que ocorrem dentro do cárcere, pois todo processo evangelizador envolve a promoção humana.
A Coordenação da Pastoral Carcerária Diocesana informa também que serão celebradas Missas , além de Adoração ao Santíssimo Sacramento, de uma forma especial, para os familiares dos encarcerados, na Capela Nossa Senhora da Piedade (Sete Lagoas -MG). Fique atento às redes sociais da Diocese e informe-se sobre as datas e horários.
Neste mês de novembro será neste dia 13/11 I(sábado) , sendo 10h , Adoração ao Santíssimo e, em seguida, a Santa Missa.
Por Ascom
Fonte: CNBB