Homilia de Dom Francisco Cota e a Urgência da Justiça Social no Âmbito Laboral

Na manhã da última quarta-feira (01/05), na Paróquia São José Operário, em Sete Lagoas, aconteceu uma missa especial, presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Cota. A celebração eucarística também contou com a presença constante de Monsenhor Carlos Santos, pároco da comunidade, e do Diácono Philip Rangel Souza, reforçando o papel de liderança e serviço dentro da paróquia.

Em sua homilia, Dom Francisco ofereceu uma profunda reflexão sobre a figura de São José Operário, ressaltando sua importância como patrono dos trabalhadores. A leitura do Gênesis destacou que o homem, desde a criação, foi destinado a cuidar e preservar a terra, uma missão hoje desafiada pela crise climática e a degradação ambiental contínua.

O bispo destacou a gravidade dos “crimes ambientais” e a exploração laboral que comprometem a dignidade humana e a integridade da criação. Citando o Papa Francisco, recordou que os gritos dos pobres e da criação são urgentes e requerem a atenção e ação imediata da comunidade.

A narrativa bíblica sobre Moisés e a libertação do povo de Israel serviu como um poderoso lembrete de que a Igreja deve responder aos clamores por justiça e liberdade. São José, exemplificado pelo seu humilde ofício de carpinteiro, foi apresentado como modelo de dignidade no trabalho, sustentando sua família com honestidade e dedicação.

Dom Francisco incentivou a comunidade a rejeitar as divisões sociais baseadas no tipo de trabalho, enfatizando que todas as profissões são dignas e essenciais para a sociedade. Apelou para uma mudança nas estruturas que perpetuam injustiça e desigualdade, promovendo a visão de uma “família humana harmoniosa”, livre de polarizações e intolerâncias, onde todos são respeitados como irmãos.

Por ocasião do “Dia do Trabalhador”, a comunidade foi chamada a refletir sobre como pode contribuir para uma sociedade mais justa e fraterna, alinhada com os ensinamentos de Jesus e as orientações de São José Operário.

Que a comunidade, unida, busque formas de acolher e valorizar cada pessoa, trabalhando juntos para construir um futuro melhor para todos!

por Ascom Diocesana