165 ANOS DA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE JABOTICATUBAS

Em 1753, o Capitão Manuel Gomes da Mota, proprietário da Fazenda do Ribeirão, mandou erguer uma Capela dedicada à Imaculada da Conceição, em torno do qual, aos poucos, foi se formando um povoado, núcleo da atual Cidade.
Supõe-se que, anteriormente à fazenda do capitão Manoel Gomes da Mota, eram aquelas terras habitadas por índios, dos quais os jaboticatubenses herdaram costumes e vocabulário ainda hoje conservados. Seu nome, “Jaboticatubas”, originou-se da grande quantidade de jabuticabeiras existentes às margens do rio que atravessa o município.
Com a morte do Capitão Manuel Gomes da Mota, a Fazenda do Ribeirão passou às mãos de Antônio Raposo de Oliveira, quando foi criado o Curato do Ribeirão do Raposo em 1841, sob a Jurisdição da Paróquia de Taquaraçu de Cima, pertencendo a Caeté. No ano seguinte, foi instalada a Paróquia pelo Cônego Domingos Borges de Araújo.
Em 1860, um filho da terra, o Padre Messias Marques Afonso foi ordenado sacerdote jaboticatubense e exerceu no próprio povoado as funções sacerdotais, construindo a maior parte da matriz, provendo-a de todo o necessário para a celebração do culto divino e edificando ainda mais cinco templos.
Por sua incansável atividade com vistas ao desenvolvimento da cidade, costuma-se com justa razão, considerar o Padre Messias como sendo o verdadeiro fundador de Jaboticatubas. Além do padre Messias, muitos outros cidadãos prestaram relevantes serviços à localidade, até o atual município.
Hoje, a igreja construída em estilo eclético é um ponto turístico da cidade e recebe muitos visitantes nas suas festas tradicionais como: a festa do Sagrado Coração de Jesus, São Pedro, folia de reis, dentre outras e foi tombada pela municipalidade.
Atualmente, a Paróquia é administrada pelo Pároco Gilson Mendes e pelo Vigário Sérgio Souza, que caminham no cuidado da atual Evangelização, dando sequência ao legado da coletividade e espiritualidade daquela porção do povo Deus.
Nos 70 anos da Diocese de Sete Lagoas temos a imensa alegria de anunciar os 165 anos de uma de nossas Paróquias, na reafirmação do conceito comunhão, caminhando sempre na proposta do semear da esperança, que começou antes de pertencer à nossa Diocese e perpetua até os dias de hoje.
Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Jaboticatubas e da Diocese de Sete lagoas, rogai por nós!

Assista ao vídeo “A CAPELA E A PADROEIRA” – História da Padroeira – Imaculada Conceição de Jaboticatubas 165 anos

Agenda Diocesana

Nenhum evento encontrado!

Autor

ASCOM Diocesana com Informações de https://www.odonto.ufmg.br/wp-content/uploads/2018/10/Jaboticatubas.pdf