1º Encontro Diocesano dos Coordenadores dos Conselhos Econômicos e de Pastoral

Sábado dia 06 de Julho de 2024, na Paróquia de São Francisco, em Sete Lagoas, das 14h às 17h, a Cúria Diocesana, realizou o 1º Encontro Diocesano dos Coordenadores dos Conselhos Econômicos e de Pastoral das Paróquias.

A dinâmica do encontro consistiu destacar a importância da caminhada conjunta em nossa Diocese, numa proposta de Sinodalidade e de corresponsabilidade. O encontro contou com a presença do Bispo Diocesano Dom Francisco Cota, do ecônomo, Padre Gislei Teixeira, do coordenador de Pastoral, Padre Willian Avelar, da representante do Departamento Pessoal /RH, Gabrielle Campelo e da Secretária Executiva de Pastoral, Genilda Almeida.

Dom Francisco iniciou o encontro com uma inspiradora mensagem sobre Sinodalidade, a importância de uma Igreja sinodal, que caminha em uma só direção, unida na missão de evangelizar sem medir forças, mas sim com todos com a mão na mesma corda caminhando na direção de Jesus Cristo, guiados pelo Espírito Santo e sob a proteção da Imaculada Conceição, padroeira da Diocese.

Enfatizou ainda que, a missão principal da Igreja é ensinar, colocar todos no caminho do Evangelho. Segundo o mesmo, a Igreja deve cuidar de suas responsabilidades administrativas e legais, sempre com a finalidade de evangelizar. Todos os bens patrimoniais, veículos e estruturas da Igreja estão a serviço da evangelização e devem ser geridos com transparência e eficiência.

A participação deve ser ativa de todos os membros da Igreja, pois a verdadeira participação vai além da execução de tarefas. É necessário que todos se sintam responsáveis pelo todo e contribuam com suas opiniões e sugestões. Uma Igreja organizada e participativa consegue alcançar melhores resultados tanto nas atividades pastorais quanto nas administrativas.

Padre Gislei, apresentou os avanços nos processos administrativos da Diocese, destacando a importância da transparência e do cumprimento das leis brasileiras e da importância do papel dos tesoureiros e secretários paroquiais nesse processo.

Gabrielle Campelo abordou a importância de estabelecer uma comunicação direta e segura com os funcionários, criando um ambiente de diálogo sincero e confiança. Destacou as principais responsabilidades do setor de Recursos Humanos, como recrutamento e seleção, benefícios, demissões e saúde e segurança no trabalho.

Padre Willian Avelar, abordou as perspectivas das atividades pastorais, destacando a necessidade de uma organização eficiente e a participação de toda a comunidade na missão da Igreja como um esforço conjunto onde todos devem trabalhar unidos para alcançar os melhores resultados.

Após as falas programadas, os participantes foram divididos em grupos afins, para partilharem, a partir de perguntas formuladas pela equipe gestora, como anda a integração e expectativa junto a Cúria Diocesana, com proposta de devolutiva, através de anotações, que serão transformadas em uma síntese, para análise e construção de novas propostas e aprimoramento futuros.

Encerramos o encontro com a benção do nosso bispo Dom Francisco Cota, e um saboroso momento de partilha, na perspectiva de um próximo encontro.

por Ascom Diocesana