2º Encontro da Promoção Humana e Ecologia Integral da Diocese de Sete Lagoas

“O cuidado da Casa Comum, uma conversão necessária à ecologia humana” (Papa Francisco)

Tendo em vista a necessidade de enfrentar a atual “crise ecológica sem precedentes” o Papa Francisco tem nos convocado, como Igreja, para envolver nossas comunidades a fim de se tornarem totalmente sustentáveis no espírito da “ecologia integral”.

Buscando acolher este chamado, Dom Francisco Cota, bispo de Sete Lagoas e também referencial para a Comissão de Ecologia Integral e mineração do Regional Leste 2, tem proposto várias ações dentro desta perspectiva.

Em janeiro deste ano surgiu o primeiro encontro da Promoção Humana e Ecologia Integral, através de uma peregrinação por justiça socioambiental e memória pelos 5 anos do desastre-crime da Vale, quando a imagem Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, padroeira das comunidades atingidas pela mineração, chegou navegando pelas águas do Paraopeba, à divisa dos municípios de Fortuna de Minas e Pequi.

A partir daí, surgiu a ideia de realizar um segundo encontro, que acontecerá no dia 20 de abril, de 8h30 às 10h, na comunidade de Pindaíbas, em Pequi(MG). A proposta é articular a criação do núcleo “Laudato Si” que será responsável por motivar o cuidado com a pessoa humana e dirigir este cuidado com a casa comum, além de iniciar um trabalho de conscientização e ação, junto às comunidades ribeirinhas, quilombolas e também em todo território diocesano.

Participe!

Assista o vídeo produzido pelo Nacab (Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens) por ocasião da Romaria da imagem Nossa Senhora da Abadia da Água Suja realizada nos municípios diocesanos de Fortuna de Minas e Pequi.

por Ascom Diocesana