A Diocese de Sete Lagoas esteve presente no 3º Encontro de Formação da Província de Belo Horizonte da Pastoral Familiar, nos dias 28 e 29 de junho de 2025, na Casa da Immaculata – Legião de Maria Senatus, em Belo Horizonte.
Com o tema “Família Peregrina da Esperança”, inspirado pelo Papa Francisco neste Ano Jubilar de 2025, os representantes da Diocese — Lia e Carlos Dias, Marcial e Cláudia Campolina, Marcelo e Maria Firmo, Udson e Andréa Costa, e o padre Anailton Viveiros (Assessor Eclesial da Comissão Vida e Família) — puderam, juntamente com os demais representantes, sacerdotes e leigos das (arqui)dioceses de Belo Horizonte, Divinópolis, Luz e Oliveira, refletir sobre como a família, em sua jornada terrena, deve ser um sinal visível do amor de Deus irradiando a vida e acolhimento, unida pela fé, superando dificuldades e compartilhando a esperança.
Foram dois dias de muita oração, dinâmicas de grupo, leitura orante, reflexão e discernimento acerca de questões importantes da família, como um espaço de acolhimento, perdão, diálogo e com a fé cultivada.
. No sábado, 28/06, Padre Otávio Juliano Almeida – professor da PUC Minas – desenvolveu a palestra Questões de Gradualidade e do Discernimento Ético-Moral a partir do Concílio Vaticano II com foco especial no capítulo oito da exortação apostólica Amoris Laetitia.
Ainda no sábado, após o almoço, Padre Marcos Albuquerque palestrou sobre o Caderno 29 do Vaticano II apresentando o matrimônio em seu conceito histórico e cristão, seus bens e fins, como sacramento de santificação mútua. Ao fim da tarde do sábado, o Casal Regional do Leste II da Pastoral Familiar – Gilberto e Sílvia, da Diocese de Governador Valadares – explanou sobre a Catequese Matrimonial por acolhimento na perspectiva de “ajudar os noivos a entenderem os mistérios do matrimônio cristão” e para se pensar em uma “preparação não para o dia do casamento, mas para a vida matrimonial”.
No domingo, após a missa da manhã, contamos com a palestra de Dom Edmar – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de BH e responsável pela Pastoral Familiar Arquidiocesana. Dom Edmar falou sobre a “Família, Caminho de Esperança” com um significado especial na vivência do Ano Jubilar de nossa Igreja. Iniciou sua orientação contrapondo os conceitos de “andarilhos” e “peregrinos” para nos estimular a entender que somos todos peregrinos, que precisamos andar juntos, oferecendo e recebendo apoio uns dos outros e inspiração para conduzirem a vida pastoral de nossa Igreja com um olhar especial da catequese familiar.
Texto: Lia Dias
Colaboração: Genilda Almeida