75 anos da Igreja Santo Antônio, em Caetanópolis. Carta aberta dos Fiéis que puderam vivenciar este momento de Bênçãos

No dia 07/09 aconteceu a missa em ação de graças pelos 75 anos de nossa amada Paróquia de Santo Antônio, data da instalação em 1949. As palavras iluminadas pelo Espírito Santo, por todos os que falaram, tocaram fundo no coração e penetraram a nossa alma, alimentando-a, fortalecendo-a, nos encorajando a “honrar a história de nossa Paróquia, construída ao longo dos anos” como disse o nosso querido bispo Dom Francisco Cota!
Momentos de muita alegria, inúmeras lembranças, saudades daqueles que já se foram, enfim, momento de agradecer a Deus e a Santo Antônio, escolhido como padroeiro da comunidade pelos fundadores da Companhia Cedro e Cachoeira, onde toda a vida desse povo iniciou-se e por nos ter ajudado a viver em todos esses anos em comunidade. Muitos cedrenses e muitos caetanopolitanos foram responsáveis pelo que a Comunidade Santo Antônio é hoje e, claro, a intercessão do nosso padroeiro também foi essencial ao longo de todo esse tempo. Como é bom poder relembrar o início da nossa comunidade: a pequena capela da Fábrica do Cedro onde eram celebradas as missas pelos padres de Taboleiro Grande (hoje Paraopeba) nos anos de 1848 a 1949. Foram aproximadamente 100 anos de Evangelização, destacando Padre Chaves, este que foi o 1º Pároco e trabalhou incansavelmente para a instalação da Paróquia de Santo Antônio e a primeira iniciativa para emancipação do distrito do Cedro, para a cidade de Caetanópolis. Padre Chaves criou aqui: o apostolado da Oração, a Liga católica, a Pia União das Filhas de Maria, a Cruzada Eucarística. Padre Chaves faleceu aqui em Caetanópolis, onde é sepultado no Cemitério São Dimas por ele construído.
Foram momentos únicos que jamais serão esquecidos, despertando sentimentos profundos de imenso amor a Jesus e uma força maior para seguirem a vida além de discípulos, também tentarem ser apóstolos de Jesus! As homenagens aos padres e freiras que marcaram a nossa mente e a nossa alma, nos fizeram voltar no tempo e reviver momentos de prazer e alegria no serviço ao Senhor nosso Deus! Tudo para a honra e glória Dele, que é a razão do nosso existir, a luz que queremos seguir para com Ele eternamente morar!
Dificuldades? Muitas! Tristezas? Várias! Alegrias? Incontáveis! Mas a certeza de que Santo Antônio intercede sempre por esta comunidade é o que nos faz seguir adiante, na alegria de servir. Não podemos nos esquecer que daqui a alguns anos, o que nós realizamos hoje também servirá de exemplo e de motivação para outras pessoas, que manterão essa comunidade forte e unida, seguindo e servindo segundo os ideais cristãos. Agradecemos a cada um que, de alguma forma, contribuiu e continua contribuindo para que a nossa comunidade permaneça viva, digna de perpetuar o nome de Santo Antônio e de torná-lo reconhecido pelas próximas gerações.
Que Deus continue iluminando, abençoando, protegendo e capacitando a cada um que contribuiu e contribui para que essas celebrações transformem os nossos corações, renovem a nossa fé e as nossas atitudes evangélicas!

Texto: contribuição de Eneida Helena (presidente do CPP) e Terezinha Cândida
Fotos: Andreia fotos

Agenda Diocesana

Nenhum evento encontrado!