7º Encontro Nacional da Pascom: partilhas e vivências

Pasconeiros e pasconeiras de diversas partes do Brasil se reuniram de 22 a 24 de julho de 2022, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba-SP, para o 7º Encontro Nacional da Pascom, que teve como tema “Comunicação e sinodalidade: comunhão, participação e missão”. O Encontro aconteceu pela primeira vez em formato híbrido, com aproximadamente 250 participantes de forma presencial, e outros 300 que participaram de forma remota.

Nossa Diocese de Sete Lagoas teve a alegria de enviar a atual coordenadora diocesana Larissa Moreira Campos para a participação presencial que nos relata sobre a experiência deste encontro:

“Um momento ímpar! A oportunidade de conhecer agentes da Pascom de todas as regiões do Brasil, me encontrando com as diversas culturas do nosso território nacional, realidades pastorais, desafios e dificuldades, sucessos, expectativas e reflexões sobre a pastoral principalmente nestes tempos decisivos em nossa sociedade que, se atrela ao processo que iniciamos em busca da sinodalidade… Uma injeção de ânimo para a continuidade dos trabalhos da Pascom nos próximos períodos.”

Larissa Campos – Coordenadora Diocesana

O encontro foi aberto, oficialmente, no final da tarde de sexta-feira, 22/07, no Auditório Rainha dos Apóstolos. Durante a solenidade, foi entregue à Ir Helena Corazza o Prêmio Comunicadora de Paz, entregue pelo Presidente da Signis Brasil, Alessandro Gomes.

Entrega do Prêmio Comunicadora de Paz à Ir Helena Corazza

A primeira Conferência do encontro foi com o Pe. Sérgio Leal, de Portugal, que tratou sobre a temática do evento, comunicação e sinodalidade, destacando o momento presente da caminhada eclesial. Segundo ele, comunhão, participação e missão precisam ser pilares do agir missionário do comunicador cristão. “Fazer caminho sinodal é gerar processos. Sinodalidade é um caminho de conversão pastoral. É falar com liberdade e escutar com humildade”, destacou. O padre salientou, ainda, que o caminho da sinodalidade é um caminho aberto para ouvirmos o Espirito Santo. “Sinodalidade não é, necessariamente, um regime democrático, mas é um consenso apoiado numa decisão com o exercício de discernimento”, disse.

Pe. Sérgio Leal, de Portugal para o auditório Rainha dos Apóstolos.

O encontro seguiu com roda de conversa sobre “Igreja Sinodal: perspectivas e desafios”, com a participação do Pe. Aquino Júnor e Ir. Teresinha Mendonça Del’Acqua e, após, partilhas de experiências de articulações na Pascom.

A segunda conferência trouxe o tema “Ser Igreja: transversalidade a serviço da comunhão”, trabalhado pelo Presidente da Comissão Pastoral para a Comunicação, Dom Joaquim Mol. Com a motivação de que ser Pascom é ser Igreja, Dom Mol falou sobre os riscos de uma pastoral autorreferencial, apontando a transversalidade como caminho para a vivência da comunhão e dando indicativos para a vivência desta transversalidade nas comunidades eclesiais missionárias.

Já o tema da “Espiritualidade na comunicação: a oração como fonte de vivência da fé” foi abordado pela Irmã Maria Nilza, que enfatizou a necessidade do agente da Pascom viver o eixo da espiritualidade como experiência espiritual pessoal e comunitária.

            

Na ocasião também aconteceu também a divulgação oficial do 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação, o Muticom, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de julho de 2023 em João Pessoa – PB, com o tema “Comunicar para a cultura do encontro”.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=2KL_2FVD8EA[/embedyt]

 

O encontro contou ainda com partilha de experiências e boas práticas da Pascom e, na parte da tarde, seguiu com trilhas temáticas em que cada participante poderia escolher duas para participar:

  • Concílio Vaticano II: 60 anos depois, qual o caminho? (Alzirinha Souza);
  • Ministerialidade na Igreja sinodal: leigos e leigas como sujeitos eclesiais (Célia Soares de Sousa e Márcio Oliveira);
  • Pascom e Pastorais Sociais (Osnilda Lima);
  • Interatividade e proximidade no ambiente digital (Aline Amaro da Silva);
  • Igreja Missionária e solidária: comunidades em estado permanente de missão (Irmã Sandra Regina Amado);
  • Juventudes na Igreja Sinodal (Gabriela Consolaro e Thiesco Crisóstomo).

Após o jantar aconteceu um momento cultural emocionante, com a pré estreia da peça teatral “Edith Stein, a estrela e a cruz”, um monólogo teatral baseado nos escritos de Edith Stein, filósofa alemã judia, que ao se converter se tornou monja carmelita descalça; e morre envenenada na câmara de gás do campo de Auschwitz, em 09 de agosto de 1942. Em 1987 foi beatificada e foi declarada santa pela Igreja Católica em 1998, pelo Papa João Paulo II, com seu nome religioso, Irmã Teresa Benedita da Cruz, foi ainda declarada mártir da Igreja e co-padroeira da Europa.

   

No sábado as atividades se enceraram com a apresentação da nova coordenação da Pascom Brasil para o período 2022-2026.

A equipe é formada pelo coordenador-geral reeleito para mais um mandato, Marcus Tullius, pela vice-coordenadora Janaína Gonçalves, atual coordenadora da Pascom-Regional Leste 2, ambos de Belo Horizonte (MG), e pelo secretário-geral, Alex Ferreira, também coordenador da Pascom no Regional Nordeste 1, do Ceará. O anúncio foi feito pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Mol, que também agradeceu à Patrícia Luz pelo exercício da função de secretária-geral nos últimos quatro anos.

A programação do domingo contou com painel temático: “Eleições 2022: postura, gerenciamento de crises, produção de conteúdos” conduzido por Tânia Maria Silveira e Vinícius Borges Gomes e na sequência, um momento de bate-papo, escuta e dúvidas com a coordenação nacional.

O encontro terminou na manhã do domingo (24/07), com a Santa Missa presidida pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joaquim Giovani Mol, com o envio missionário dos agentes da Pascom e agradecimento pela primeira turma do curso Fundamentos da Pastoral da Comunicação.

Fotos e Texto: Larissa M. Campos

Referências:

https://pascombrasil.org.br/transversalidade-e-espiritualidade-foram-temas-destaques-do-segundo-dia-do-encontro/

https://pascombrasil.org.br/peca-teatral-sobre-edith-stein-tera-pre-estreia-no-encontro-nacional-da-pascom/

https://pascombrasil.org.br/conheca-a-nova-coordenacao-nacional-da-pascom-para-os-proximos-4-anos/

Agenda Diocesana

Nenhum evento encontrado!