Grupos de Novena de Natal se espalham por toda Diocese

A Diocese de Sete Lagoas está mais uma vez empenhada em trabalhar na preparação deste Tempo do Advento, buscando estimular a formação de grupos para os encontros de oração da Novena de Natal.  A novena de Natal deste ano de 2023 tem uma proposta diocesana, com publicação própria, preparada pelo padre Juliano Ribeiro (Paróquia Nossa Senhora da Abadia/ Martinho Campos) e sua equipe.

Os nove encontros tem como base o tema: Vamos a Belém, a Casa do Pão e lema: “O Senhor alimentou o seu povo com a flor do trigo.” (Sl 80,17). A temática dos roteiros está relacionada também à Campanha da Fraternidade, que tratou sobre a grave questão da fome, que fere a dignidade de tantas pessoas em nosso país. Tal situação pede o nosso comprometimento e solidariedade de cristãos.

Segundo dom Francisco Cota, “é importante que esta preparação para o Natal aconteça nas famílias, nas comunidades de fé e nos demais ambientes e espaços da vida social. O presépio, criado por São Francisco de Assis há 800 anos para retratar a cena do Nascimento de Jesus, na simplicidade e na pobreza, permanece atual, como um rico elemento da catequese natalina. Proponho que o presépio seja montado nas casas, nas igrejas, nos ambientes de trabalho e em espaços públicos”. O bispo diocesano ainda ressaltou que “o principal meio de preparação para o Natal se dá pela Liturgia, com a participação nas celebrações do Tempo Litúrgico do Advento. Também é recomendado que se inclua nesta preparação o Sacramento da Confissão”, concluiu.

A formação de grupos para a Novena de Natal é uma tradição em nossa diocese, que une as famílias, os colegas de trabalho, vizinhos, amigos, os grupos de oração nas paróquias e comunidades eclesiais, entre tantos outros lugares, para refletir sobre o profundo significado do Natal.

A novidade deste ano ficou por conta do direcionamento do gesto concreto. Foi sugerido cada grupo de novena elabore um cofre, utilizando material reciclável, tais como: caixa de leite, garrafa descartável, papelão ou outro material que seja possível fazer a montagem. Também podem ser utilizados cofres prontos que os grupos ou as comunidades já façam o uso.

Ao longo da novena, as doações recolhidas serão destinadas à Cáritas Diocesana e, ao final do 9º dia, a Diocese disponibilizou o QR CODE, como forma de destinar as contribuições. Todo recurso arrecadado será aplicado em projetos socioassistenciais atendidos pela Cáritas.

Participe!

por Ascom Diocesana

 

Compartilhar

Grupos de Novena de Natal se espalham por toda Diocese

Agenda Diocesana

Nenhum evento encontrado!