Finalizamos neste mês de novembro as Celebrações de Investidura dos nossos novos Dirigentes da Palavra e novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão que se prepararam ao longo deste ano de 2024 em suas respectivas Foranias.
A formação dos Dirigentes da Palavra corresponde em capacitar leigos e leigas, promovendo o protagonismo laical, conforme a necessidade, para conduzir a reflexão da Palavra de Deus nas Celebrações da Palavra, sobretudo nas comunidades onde não há condições de se celebrar a Eucaristia aos domingos e os fiéis ficam impossibilitados de participar da Celebração Eucarística. É uma forma de valorizar o Dia do Senhor nas comunidades, especialmente as rurais. Desse modo, tal ministério visa a colaborar para que nenhuma comunidade fique sem celebrar o Dia do Senhor.
Quanto aos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão a formação acentua a necessidade da Igreja que aconselha, em falta dos ministros sagrados, os fiéis leigos e leigas, podem suprir algumas tarefas litúrgicas, conforme às normas do direito. Estes fiéis são chamados e designados para desempenhar tarefas determinadas, temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis nas missas e em outras circunstâncias, tendo também a função de visitar e levar a Eucaristia aos impossibilitados de comparecem ao templo.
Em nossa Diocese foram investidos 300 Dirigentes da Palavra e 690 Novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão das 41 Paróquias em suas respectivas Foranias com o intuito de corresponderem ao serviço e contribuir para o crescimento espiritual de nossas Comunidades Paroquiais.
Nosso Bispo diocesano, Dom Francisco Cota, esteve presente em cada celebração, levando sua palavra e sua benção a cada indicado, na sintonia de uma Igreja em saída na comunicação das três dimensões que compõem a ideia de uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão.
Nos próximos dois meses será efetivada em suas respectivas Paróquias pelos seus párocos a reinvestidura dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, Veteranos, ou seja, aqueles cuja à provisão vence em dezembro de 2024. Será o momento de renovar o amor e a grata experiência do serviço realizado nas celebrações litúrgicas e o de levar a Eucaristia aos desprovidos temporariamente ou permanentemente de frequentarem os templos por questão de saúde.
Calcula-se que mais de 2.000 ministros renovarão seu ministério em toda a Diocese, o que torna esplêndido o caminho da Evangelização e serviço na missão de nossa Igreja Particular de Sete Lagoas.
Forania São Geraldo
Forania Santo Antônio