1ª Corrida e Festa da Santíssima Trindade em Comemoração ao Jubileu de Platina da Diocese de Sete Lagoas

Nesse dia 15 de junho de 2025, a Diocese de Sete Lagoas vivenciou mais uma etapa expressiva de participação e confirmação da unidade dos fiéis, em comemoração ao seu Jubileu de Platina. Pela manhã, ocorreu a participação de vários esportistas na 1ª Corrida e Caminhada da Diocese de Sete Lagoas, com direito a bênção e incentivo de Dom Francisco Cota, medalha para todos os participantes e show ao final da corrida.

Na categoria feminino de 10 Km, a campeã foi Franciele Vieira Araújo dos Santos; e na categoria masculina 10 km, o campeão foi Ivanildo Pereira dos Anjos. Na categoria feminina de 5 Km, a campeã foi Ludymilla Silva; e na categoria masculina de 5 km, o campeão foi Carlos Henrique Matias. Foi uma manhã de muita animação e pedidos por mais momentos como esse, a serem promovidos pela Diocese, o que reforça a perspectiva da interação fé e vida.

Tarde de Espiritualidade e Celebração

À tarde, a partir das 13h, a concentração dos fiéis aconteceu na Paróquia de Santana e São Joaquim, no bairro Boa Vista, onde a equipe de leigos da paróquia acolheu a todos com muito zelo até o início da caminhada. Esta, por sua vez, seguiu com sua expressividade popular, composta representantes das pastorais e movimentos que compõem as sete Comissões diocesanas, percorrendo o trajeto designado até a Praça Dom Carmelo Mota (Praça da Feirinha) para a contemplação das demais atividades programadas para a tarde de Espiritualidade.

Monsenhor Carlos iniciou com um breve histórico da Instituição da Diocese e suas particularidades nestes 70 anos. A apresentação do vídeo institucional repercutiu o cunho do semear, do brotar e do florescer de cada colaborador nos 70 anos de ações evangelizadoras em nossa Diocese.

A Adoração Eucarística trouxe a leveza do Filho que se fez pão para dignificar e aproximar do Pai todo aquele que O reconhece como Senhor de sua vida através do mover do Teu Espírito Santo : “O meu coração deseja Te encontrar. Como terra seca anseia pela chuva! Vem me saciar, hoje descobri que aqui é o meu lugar”.  Esse foi o refrão cantado em coro, no momento da adoração por todos os presentes, dando sentido ao momento e à disposição da Celebração à Santíssima Trindade.

Unidade na Diversidade e Agradecimentos

A celebração Litúrgica, realizada por Dom Francisco e concelebrada por nosso clero, fez despontar a grande alegria da coletividade do ser Diocese, com suas diversas realidades muito bem lembradas pelo bispo diocesano em sua homilia: “Cada canto, por menor que seja, com suas três, cinco, dez pessoas celebrando dentro do nosso território diocesano, será sempre acolhido por nós como Diocese de Sete Lagoas.”

O sentido da união, segundo Dom Francisco, está na diversidade que enriquece a unidade no serviço. “Sou o caçula desta Diocese e pretendo deixar aqui as minhas contribuições de uma evangelização acolhedora e recíproca à unidade que faz a diferença na minha missão”.

Dom Francisco, antes da bênção final, agradeceu a presença de todos, em particular a todos os colaboradores e organizadores. Agradeceu também ao prefeito de Sete Lagoas, Douglas Melo, pelo apoio através das suas Secretarias na grande parceria que possibilitou o acontecimento do Evento.

Arte e Música para Celebrar

A leiga Larissa Campos (Paróquia Imaculada Conceição) declamou um poema de própria autoria, citando as disposições das Paróquias da Diocese em homenagem à padroeira diocesana Imaculada Conceição, com a consagração de todos os presentes, seguido do canto do Hino do Jubileu de Platina. Logo após, houve a bênção final de Dom Francisco, abençoando a todos os presentes e desejando um retorno em paz aos seus lares.

Para finalizar a noite, tivemos o show católico com o “Ministério Seja Luz”, que animou todos os presentes, principalmente os jovens, com músicas católicas evangelizadoras.

Foi uma festa significativa no Coração da Igreja que restabelece a unidade diante de toda a diversidade de nossa Diocese, pois “Somos todos Peregrinos de Esperança a Semear!”

Texto e Revisão: Genilda Almeida

Veja todas as fotos aqui 

Agenda Diocesana

Nenhum evento encontrado!