Alguns ainda duvidavam!

Alguém me perguntou esses dias, via redes sociais, com uma notória inquietação em função de tudo que estamos vivendo: Padre, quem é Deus? Pergunta fácil. Não porque estudei teologia e consagrei minha vida, em uma resposta vocacional. Fácil, por ser Nele que creio e coloco toda minha confiança, e não por causa daquela resposta automática: Ser Perfeitíssimo… Notei que havia algo mais na inquietação apresentada pelo direto questionamento. Olha, sempre que a pergunta for muito direta, respire e respeite. Existem muitas outras coisas ali.

Penso que precisamos mesmo saber quem é Deus. Esse conhecimento abrirá nosso coração para entender quando alguém diz que: “Tudo isso será resolvido em Deus”; “Deus está acima de tudo”; “Só Deus, né padre”; enfim, queremos muito uma resposta para as angustias de uma semana com mais de 1000 mortes diárias pelo país. Quando nossa frágil capacidade não consegue mais encontrar saída, muitas vezes apelamos e jogamos pra Deus e não assumimos nossas responsabilidades diante dos fatos da vida. Alguns terão muita dificuldade para crer porque não foram apresentados a esse caminho de experiências na fé que nos conduz a uma resposta em Deus. Acredito que não suportarão uma simples explicação sentimentalista. Pedirão fundamentos e só serão profundamente tocados, se houver prudência e coerência entre a fala e a ação.

Então respondi: Quem é você?

Não queria apenas responder com uma pergunta levando ao método filosófico ou terapêutico. Para responder quem é Deus precisamos saber quem somos. É preciso dar conta de saber de si e de suas escolhas, caminhos, passos. Só responderei plenamente quem Ele é quando integralmente disser de mim, com minhas mazelas e potencialidades. Na montanha, quando Jesus promete permanência conosco até o fim, alguns duvidavam. Sei que muitos ainda duvidam! Muita gente tomada pelo medo, insegurança, tristeza e desconhecimento da própria essência, duvida e esquece: Somos a imagem e semelhança Dele.

Pe.Evandro Bastos – pároco da Paróquia Santa Luzia