Carta de Dom Aloísio Vitral por ocasião do Dia do Padre

(Aos padres, diáconos e seminaristas) 

Meu querido irmão no sacerdócio,

Uma palavrinha em que eu gostaria muito de dizer ao pé do seu ouvido. Elas não são minhas, mas eu as apropriei: “lembrai-vos de amar com todo coração aquele que dentre os filhos dos homens é o mais belo”.

É preciso que nós, padres, olhemos com os olhos da alma para as chagas do Crucificado, as cicatrizes do Ressuscitado, o sangue agonizante e o preço que foi derramado por cada um.

Que Ele venha ocupar em nosso espírito toda aquela realidade que se encontra no vazio, pois, somente Ele pode verdadeiramente dar sentido ao nosso ministério, assim como nossos queridos irmãos e irmãs. Portanto, somos também como Cristo, seres voltados para o outro.

Coloquemos a veste da santidade para que possamos nos cingir com o símbolo da bondade e da misericórdia. O Cristo seja como uma tenda sob a nossa cabeça. A cruz permaneça como uma proteção sob a nossa fronte e possamos colocar sob o peito de Jesus, o sacramento do conhecimento interno Dele. Façamos queimar, sempre como um perfume, o incenso da oração. Transformemos o nosso coração num altar, para que possamos conduzir os nossos corpos para o sacrifício praticamente todos os dias.

A dedicação de toda a vida pela causa de Deus e de Cristo, faz da nossa existência uma única Celebração Eucarística. Nossa vida deve ter tanto uma pregação ao mundo, quanto um sacrifício pelo mundo. O que conta é ser nova criatura, pois trazemos em nossos corpos as marcas de Jesus.

Meu irmão, um feliz dia do padre!  Que nós possamos nos entregar totalmente àquele que se deu com todo amor a nós e que assim, possamos nos entregar aos irmãos. Por causa Dele! Por causa do Cristo Jesus!

Um forte abraço e que Deus conceda a você, a serenidade, a paz e a certeza sempre da vitória da vida sobre a morte.

+ Aloísio Vitral

Bispo Diocesano de Sete Lagoas

 

Agenda Diocesana

Nenhum evento encontrado!