Carta Pastoral de Dom Aloísio Vitral

Carta Pastoral

Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica

Sete Lagoas, 6 de novembro de 2019.

Prezados irmãos presbíteros, fiéis leigos (as), religiosos (as), evangelizadores (as), amados irmãos e irmãs, todos colaboradores no anúncio do Reino de Deus.

A primeira parte do Sínodo para a Região Pan-Amazônica, realizada na Cidade do Vaticano, terminou no dia 26 de outubro.

O Papa colocou-se em posição de humildade. Ele quis ouvir a Igreja. Os problemas expostos são verdadeiras chagas, que necessitam de vontade para curá-los e ousadia para enfrentar interesses contrários: desde financeiros, passando por políticos, ideológicos, filosóficos e eclesiais. Não constitui surpresa o envolvimento das redes sociais, que banalizam a discussão e virilizam as ofensas.

Mesmo ciente de tudo isso, Francisco preferiu ouvir a voz de Jesus e fiel ao conceito de “Igreja em Saída”, convocou o Sínodo. A preparação foi cuidadosa, atenta aos pormenores, ousado e fiel ao mandamento do Cristo. Os debates foram ricos e promissores. Podemos esperar um momento de novas repercussões.

Os padres sinodais aprovaram 120 pontos aprofundados na Assembleia que estão expressos no Documento Final, que se baseia em quatro conversões: Pastoral, Cultural, Ecológica e Sinodal. O documento apresenta: uma introdução, cinco capítulos e uma breve conclusão. Agora, o Papa irá debruçar-se sobre o texto e, por sua vez, elaborará sua Orientação Apostólica para a Igreja.

Qual deve ser o nosso comportamento e o que a Igreja espera de nós?

  1. Procuremos conhecer o Documento Final do Sínodo, para estar a par das discussões, que foram longas e profundas.
  2. Não devemos alimentar as redes sociais de falsas notícias, opiniões apaixonadas, insultos gratuitos.
  3. Coloquemo-nos em oração, pedindo que o Espírito Santo, ilumine a todos nós, nestes tempos difíceis que atravessamos.
  4. Mantenhamos viva a chama da esperança. Nosso Pai é um Deus que nos acompanha com olhar paterno e materno, como um Companheiro de caminhada.

Que Nossa Senhora, nossa Mãe, “Humana Vivente”, que se encontra sempre ao nosso lado, interceda por nós neste momento desafiador e esperançoso.

 

Fraternalmente, com minha bênção.

 

+ Aloísio Vitral

Bispo Diocesano de Sete Lagoas

 

Agenda Diocesana

Nenhum evento encontrado!