A Igreja tem sido presença marcante no trabalho voltado a estas pessoas que, no Brasil, são mais de 45 milhões com algum tipo de deficiência. No âmbito da catequese, há uma atenção especial com iniciativas de formação e integração com a comunidade, em vista da preparação para os sacramentos.
Os bispos do Brasil garantem, no Diretório Nacional de Catequese, que as pessoas com deficiência têm o mesmo direito à catequese, à vida comunitária e sacramental que o restante da comunidade. As pistas de ação deste documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), bem como as indicações do Documento 107, “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”, fundamentam iniciativas promovidas Brasil afora para uma catequese inclusiva.
Pensando nisso, a Coordenação Diocesana promoveu, no mês de abril, um encontro online para tratar do tema “CATEQUESE E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA”. O encontro contou com a participação de representantes da catequese paroquial de todas as sete Foranias de Sete Lagoas. Registrou-se a presença de 70 pessoas.