As Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) da Diocese de Sete Lagoas estiveram reunidas durante o último final de semana no Centro Pastoral de Lourdes para realizar um Encontro Diocesano que teve como tema:“Desafios de uma Igreja em saída para uma sociedade plena de vida” e com o lema: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10)
Cerca de 100 participantes de diversas cidades da diocese refletiram durante três dias sobre a caminhada das Comunidades de Base, e os caminhos para ajudar nossa igreja seguir o que nos pede o Papa Francisco ” Ir aos que se encontram nas periferias geográficas e existenciais“. O assessor do encontro foi o Irmão Mariano.
Na manhã de sábado todos foram acolhidos por Dom Aloísio Vitral, bispo diocesano, e em seguida puderam acompanhar neste dia um breve histórico sobre o que é ser COMUNIDADE, ECLESIAL e por algumas características próprias, de BASE. Mariano pediu aos presentes que refletissem sobre quais os modelos de igreja que vivenciamos em nossas comunidades e se eles se aproximam do jeito de evangelizar de Jesus e da Boa Nova do Evangelho.
Durante a parte da tarde os participantes foram divididos em grupos para refletir o tema do encontro. No Domingo, Dom Aloísio presidiu uma celebração eucarística que tinha como tema a Ascensão do Senhor. Ele chamou atenção de todos para as atribulações da sociedade atual e deixou uma mensagem de esperança na caminhada . Segundo ele “É preciso saber passar pelo sofrimento, porque no final tudo termina bem”, concluiu.
A manhã de domingo foi momento de refletir sobre o AGIR em cada comunidade. Os participantes foram separados grupos e ao final os presentes participaram de um momento de oração e envio para a missão.
Fonte e Fotos: Faustino Almeida / Ceb’s Diocesana