Celebração no Dia Mundial das Comunicações e Dia das Mães na Catedral Santo Antônio

Na Catedral Santo Antônio, em Sete Lagoas, a comunidade católica se reuniu no último domingo, dia 12 de maio, para uma celebração marcada por profundas reflexões e homenagens. A data foi duplamente significativa, pois coincidiu com o Dia Mundial das Comunicações e o Dia das Mães, proporcionando uma ocasião especial para reconhecer tanto os avanços tecnológicos na evangelização quanto a importância maternal na transmissão da fé.

A missa foi presidida pelo Bispo Dom Francisco Cota e teve a concelebração do Padre Cláudio Marcos, que, apesar de seus compromissos na paróquia São Vicente, no distrito do município de Baldim, onde celebrou mais cedo, fez questão de estar presente. O evento destacou o papel vital da Pastoral da Comunicação (PASCOM) Diocesana, enfatizando seu compromisso em utilizar as mídias para uma comunicação eficaz e evangelizadora.

Durante a homilia, Dom Francisco abordou a temática dos meios de comunicação modernos como ferramentas essenciais para o anúncio do Evangelho, mas também como áreas que exigem cautela para evitar distorções e malefícios. Ele instou os comunicadores a manterem uma abordagem que respeite a dignidade humana e a verdade, resistindo aos perigos da desinformação e da manipulação através das redes sociais e outras plataformas digitais.

Padre Cláudio Marcos reforçou a mensagem do Papa sobre a inteligência artificial e a sabedoria do coração, refletindo sobre como a tecnologia deve ser usada para enriquecer, e não substituir, a interação humana genuína e a transmissão de valores autênticos. Ele enfatizou a necessidade de uma atualização constante entre os comunicadores para lidar com os novos desafios impostos pelo avanço tecnológico.

O evento também serviu como uma tribuna para a valorização das mães, reconhecendo-as como as primeiras educadoras na fé e essenciais na formação dos pilares familiares e comunitários. A liturgia ressaltou a influência inestimável das mães na construção de uma sociedade mais justa e amorosa, ecoando o chamado para uma comunicação que construa pontes de entendimento e solidariedade.

Ao final da celebração, Dom Francisco e Padre Cláudio convidaram a comunidade a ler e refletir sobre a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações, enfatizando a importância de uma comunicação plenamente humana que promova a verdade e o bem comum. A missa não apenas reforçou o papel da Igreja em enfrentar os desafios contemporâneos através da fé e da comunicação, mas também celebrou a presença inspiradora das mães, cuja dedicação molda o futuro da comunidade e da Igreja.

Fonte Fotos:
– Luís Carlos – PASCOM CATEDRAL