Cerimônia de abertura Diocesana na Campanha da Fraternidade 2023

 

Em clima de unidade pastoral, a Diocese de Sete Lagoas realizou no último sábado (25/02), a Abertura Diocesana da Campanha da Fraternidade 2023. O tema central de reflexão foi o combate à fome no Brasil, com o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16).

 

 

A cerimônia oficial foi realizada na Paróquia Nossa Senhora das Graças (Sete Lagoas) e conduzida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Cota, pelo coordenador de pastoral, Padre Willian de Avelar, padres e membros da Comissão de Promoção Humana e ecologia Integral.

 

 

 

Estiveram presentes leigos de várias paróquias, clérigos, religiosos, representantes de pastorais e movimentos eclesiais, sociedade civil e do poder público, como os seguintes vereadores (as) da Câmara Municipal: Caio Valace (presidente), Ivan Luiz, Janderson Avelar, Gilson Liboreiro, Heloísa Frois e Carol Canabrava. O poder executivo marcou presença através do Prefeito Municipal de Sete Lagoas, Sr. Duílio de Castro e da Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Luciane Chaves. Também participaram o Superintendente Regional de Ensino, Sr. Cláudio Renato César Abreu; o tenente Juarez da Silva Praxedes,  representando o 4º GAAAe; o presidente da Associação Comercial e Industrial, Sr. José Roberto e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sete Lagoas, Sr. Geraldir Alves, dentre outros.

Dom Francisco Cota destacou em sua fala “que a solidariedade e a partilha não podem ser demonstradas apenas no decorrer do itinerário quaresmal e que esta Campanha da Fraternidade incentiva a todos a assumir suas responsabilidades ante a situação da fome que persiste no Brasil, a exemplo de Jesus”.

Juntamente com o Padre Willian, apresentou os nove objetivos  CF 2023, que se resumem nos seguintes verbos fundamentais:  compreender, desvelar, indicar, aprofundar, acolher, investir, estimular, reconhecer e mobilizar. Fundamentos básicos e específicos para promover uma campanha farta e partilhar com quem tem fome!

 

Ações 

A Diocese de Sete Lagoas tem realizado reuniões com representantes do poder público local e também de outros organismos da sociedade, procurando sensibilizar e propor a execução de projetos a respeito do tema. O objetivo é não trabalhar a campanha apenas de forma momentânea mas, a médio e longo prazos.

Entre os passos já dados para o combate à fome na diocese, podemos evidenciar  várias iniciativas paroquiais, com destaque para a força sempre atuante da Sociedade de São Vicente de Paulo, da Pastoral da Criança e da Cáritas Diocesana que, mesmo com pouco tempo de implantação, já desenvolve inúmeras ações para atender as pessoas em situação de fragilidade, visando promovê-las em sua dignidade.

Outra ação já proposta para este ano será uma ação solidária para arrecadação de alimentos em todas as paróquias e comunidades do território diocesano. A CF 2023 tem como objetivo principal sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentar o flagelo da fome, sofrido por muitos irmãos e irmãs.

 

Sobre a Coleta Nacional da Solidariedade

A Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da CF há muitos os anos, acontece em todas as comunidades do Brasil, no Domingo de Ramos. Em 2023, a Coleta será realizada no dia 2 de abril. Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB, ação responsável pelo atendimento a projetos sociais em todo território brasileiro. A outra parte, 60%, permanecerá na Diocese de Sete Lagoas para atender projetos locais, sob a gestão da Cáritas.

 

Galeria de fotos:

Crédito: Ascom Diocesana e Ascom da Câmara Municipal de Sete Lagoas

 

Agenda Diocesana

Nenhum evento encontrado!