Coleta Nacional da Evangelização será realizada em todas as paróquias neste final de semana

A Diocese de Sete Lagoas, em unidade com todas as dioceses do Brasil, deu início à Campanha para a Evangelização 2023, sendo que um dos pontos altos da iniciativa é a coleta realizada nas comunidades paroquiais, no 3º domingo do Advento,  marcada para o final de semana dos dias 16 e 17 de dezembro.

Já o tema escolhido: “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos” tem a proposta de comemorar os 800 anos da criação do presépio , admirável sinal de São Francisco de Assis. Além disso, também é uma forma de incentivo para as comunidades e famílias montarem seus próprios presépios.

Diz o Papa Francisco:

“quero apoiar a tradição bonita das nossas famílias prepararem o presépio nos dias que antecedem o Natal, e também o costume de o armarem nos lugares de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças… Trata-se verdadeiramente de um exercício de imaginação criativa, que recorre aos mais variados materiais para produzir, em miniatura, obras-primas de beleza. Aprende-se em criança, quando o pai e a mãe, juntamente com os avós, transmitem este gracioso costume, que encerra uma rica espiritualidade popular. Almejo que esta prática nunca desapareça; mais, espero que a mesma, onde porventura tenha caído em desuso, se possa redescobrir e revitalizar” (Papa Francisco, Admirabile Signum, n. 1).

Partilha dos resultados

A Campanha para a Evangelização foi criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1998, e busca mobilizar os católicos para assumir a corresponsabilidade da sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja.

Os recursos arrecadados com a Campanha da Evangelização 2023 na Coleta do 3º Domingo do Advento serão utilizados para garantir o sustento das obras de evangelização. Localmente a utilização deles será da seguinte forma:

• 45% ficam na DIOCESE DE SETE LAGOAS, para subsidiar a ação  missionária, evangelizadora e pastoral da própria Igreja local;
  • 20% vão para o Regional Leste 2 da CNBB, para a sua sustentação e de suas estruturas de evangelização e formação;
  • 35% são enviados à sede nacional da CNBB, em Brasília, de forma a garantir iniciativas e estruturas evangelizadoras em todo o Brasil, especialmente nas regiões mais carentes. A CNBB conta com o apoio, empenho e mobilização de todos os católicos, afinal toda a Igreja precisa do gesto de generosa partilha para realizar sua ação evangelizadora nas paróquias, dioceses e regionais, em âmbito nacional.

Fonte CNBB

por Ascom Diocesana