Comissão Diocesana para o Ecumenismo realiza celebração na Semana de Oração pela Unidade Cristã

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios. No hemisfério Sul, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes, que este ano ocorre de 22 a 28 de maio. A SOUC é também um momento simbólico para a unidade da toda a Igreja.

Na Diocese de Sete Lagoas a Comissão Diocesana para o ecumenismo realizou dia 24 de maio, às 19h, no Espaço Reviver em Sete Lagoas uma Celebração pela Semana de Oração pela Unidade Cristã com a participação de Dom Francisco Cota, Pastor Amorim, Conselho de Pastores da Igreja Evangélica, Padre Hélio Oliveira, além das representações das igrejas cristãs. O momento também contou com a participação de pessoas de outras confissões religiosas.

Aconteceu…

Nos dias 20 e 21 de maio, aconteceu a Assembleia da Comissão para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento reuniu 30 participantes, dentre eles representantes da Diocese de Sete Lagoas e foi realizado na Casa de Retiro Irmãs do Cenáculo, em Belo Horizonte (MG).

A assembleia teve como principal objetivo contribuir com a construção, a caminhada e fomentar a criação da Comissão em arquidioceses e dioceses mineiras. Além disso, também foi possível proporcionar um olhar mais amplo do ecumenismo e diálogo inter-religioso.

De acordo com a coordenadora da Comissão, Magda Melo, a metodologia ver, iluminar e agir foi utilizado durante o evento. “Utilizamos o método para apresentar os desafios do ecumenismo e o diálogo inter-religioso, a partir da fé cristã”, relatou. “Algumas reflexões foram feitas em grupos”, completou.

“Essa metodologia foi escolhida, pois a partir do olhar, os presentes foram iluminados e buscaram formas de iniciativas concretas, para que a Comissão seja criada em sua arquidiocese e/ou diocese”, concluiu Magda.

A Diocese de Sete Lagoas marcou presença através das representantes da Comissão Diocesana para o Ecumenismo, Maria Stael Abreu Jardim e Lúcia Brandão Raposo.

Fonte: CNBB Leste 2

por Ascom Diocesana