Conselhos diocesanos reúnem-se com Dom Francisco Cota para última rodada de reuniões deste ano

Dentro de um espírito de colegialidade diocesana, o bispo Dom Francisco Cota estabeleceu uma rotina de reuniões periódicas trimestrais, onde são convocados todos os conselhos diocesanos para pensar e resolver questões que impactam na vida pastoral e administrativa da Diocese de Sete Lagoas.

Neste mês de novembro de 2023, aconteceu a última rodada de reuniões do ano :

Reunião do Conselho de Formadores

Reunião dos Vigários Forâneos

Reunião do CAED  – Conselho Administrativo e Econômico Diocesano

Reunião Conselho Presbiteral

Reunião Colégio de Consultores

Reunião – CODIPA / Conselho Diocesano de Pastoral

Reunião do Clero

Dentre inúmeras as resoluções desta rodada, podemos evidenciar:

  • A partir do próximo mês, os colaboradores da Mitra/funcionários da paróquias passarão a receber o benefício de uma cesta básica, padronizada, quanto aos itens, para toda a Diocese.
  • Pastoral Presbiteral e Formação continuada do Clero: responsabilidade conjunta dos Representantes dos Presbíteros e dos sacerdotes que compõem o Conselho Presbiteral em nome das foranias.
  • Gesto concreto do Ano Vocacional: – (a.) promover a “cultura vocacional” na Diocese. Esta cultura consiste em rezar, incentivar e apoiar as vocações; – (b.) Propomos que se realizem orações pelas vocações: em comunidade, nas celebrações do quarto final de semana de cada mês; e em família, no dia 08 de cada mês, lembrando a Imaculada Conceição, “Padroeira diocesana e Mãe de todas das vocações”; – (c.) As paróquias receberão um guia com as orientações e com as orações a serem rezadas em comunidade e em família; – (d.) Sugerimos a seguinte dinâmica: em cada celebração do quarto final de semana, além de rezar pelas vocações nas celebrações, que se faça uma motivação para as famílias rezarem na mesma intenção, em casa, no dia 08 do mês seguinte; – (c.) Para manter a campanha ativa, seria bom as paróquias providenciarem oratórios ou capelinhas com a imagem da Imaculada Conceição para todos os horários de missas do quarto final de semana do mês e para cada uma de suas comunidades. Estes oratórios ou capelinhas serão enviados, mediante sorteio, para motivar a oração em família no dia 08 do mês seguinte.
  • Ministérios Instituídos, ou seja, confiados aos leigos mediante Provisão do Bispo Diocesano: – (a.) já foi implantado na Diocese o “Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão” (cf. Cânn. 910§2 e 230§3); – (b.) em 2024 terá início o processo para a implantação de outros 02 Ministério, sendo: – (b/1.) Ministros Extraordinários da Palavra (cf. Cânn. 230§3, 759 e 766); – (b/2.) Ministério do Catequista, instituído pelo Papa Francisco através da Carta Apostólica “Antiquum Ministerium”.
  • Infância Missionária: está em andamento, na Paróquia Cristo Redentor, a implantação da Infância Missionária na diocese. O seminarista Bruno Matias será o assessor diocesano.
  • Campanha para a Evangelização: busca mobilizar os católicos para que assumam a corresponsabilidade no apoio das atividades evangelizadoras da Igreja. O tema proposto para este ano está relacionado com as Campanhas da Fraternidade de 2023 e 2024, que abordam as temáticas da Fome e do Amor Fraterno, sendo: “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”. A coleta em favor da evangelização será realizada nos dias 16 e 17 de dezembro, 3º Domingo do Advento. Os envelopes já foram enviados às paróquias.
  • Campanha da Fraternidade 2024: terá como tema “Fraternidade e amizade social”. A abertura diocesana será na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no dia 17 de fevereiro, de 9h às 11h.
  • Novena de Natal 2023: o livreto com os roteiros para os 09 encontros, tendo como tema “Vamos a Belém, a casa do Pão”, está disponível na Cúria Diocesana.
  • Dar especial atenção na prática pastoral das foranias e paróquias:
    • Divulgar e motivar a participação dos fiéis na coleta em favor da evangelização, que será realizada nos dias 16 e 17 de dezembro, 3º Domingo do Advento;
    • Atendimento de Confissões em preparação para o Natal;
    • Divulgação e incentivo aos paroquianos para rezarem a Novena de Natal em família;
    • Encontros formativos para os leigos sobre a Campanha da Fraternidade 2024.

A próxima rodada de reuniões será no mês de Fevereiro/2024.

 

por Ascom Diocesana 

Agenda Diocesana

Nenhum evento encontrado!