Dia mundial da Ecologia

O dia da Ecologia é comemorado em 5 de junho, juntamente com Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada com proposito de discutir os problemas ambientais que que são causados no meio ambiente nos últimos séculos, desde mudanças climáticas até a extinção de espécies, causadas pelas ações humanas.

O Dia Mundial da Ecologia foi instituído em 1972, durante a “Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano” abrindo as portas para debates sobres questões ambientais.

A “Rio-92”, que ocorreu em 1992 no Rio de Janeiro, também foi um marco importante, pois foi realizada uma avaliação dos avanços desde 1972 que envolveu governos e a população nas preservações ambientais entre estes anos. Ambos os eventos foram promovidos pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A Ecologia é o estudo científico das interações entre os organismos e o ambiente onde habitam É pela Ecologia que podemos entender o “funcionamento do planeta Terra bem como os organismos vivem e interagem com o meio ambiente. A Ecologia é essencial para a manutenção da vida humana, nos ajudando a prever os impactos negativos das ações humanas e a criar medidas de preservação de espécies.

O ambiente humano e o ambiente natural degradam-se em conjunto; e não podemos enfrentar adequadamente a degradação ambiental, se não prestarmos atenção às causas que têm a ver com a degradação humana e social. De fato, a deterioração do meio ambiente e a da sociedade afetam de modo especial os mais frágeis do planeta” (Papa Francisco- Laudato Si)

Com isso cabe todos, instituições, organizações não governamentais e aos governos conscientizarem a sociedade sobre como suas ações afetam o planeta, tanto positiva quanto negativamente.

O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado”. (Papa Francisco- Laudato Si)

Dom Francisco Cota de Oliveira Bispo Diocese de Sete Lagoas e Bispo Presidente da Comissão de Ecologia Integral e Mineração Regional Leste 2-CNBB, não mede esforços em trabalhar a perspectiva de que é necessário combater os projetos que ameaçam a vida. Com a metodologia Ver, Julgar e Agir é missão cristã posicionar e cobrar atitudes que evitem acidentes e ameaças ao meio ambiente

O dia mundial da ecologia nos lembra da nossa relação com a natureza e da necessidade de preservar o meio ambiente para garantir um futuro melhor e saudável para todos.

Fontes:
https://www.ecycle.com.br/dia-da-ecologia/
https://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html
https://cnbbleste2.org/ecologia-integral-e-mineracao-2/

por Ascom Diocesana

Agenda Diocesana

Nenhum evento encontrado!