O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização está organizando e sugerindo para toda a igreja, por ocasião do Dia Mundial dos Pobres 2019, várias iniciativas em favor das pessoas indigentes e sem lar.
Trata-se da terceira edição deste Dia Mundial anual instituído pelo Papa Francisco.
Programação em Roma
No domingo, 17 de novembro, o Papa Francisco presidirá a Celebração Eucarística na Basílica de São Pedro, às 10h (hora de Roma), na qual os primeiro lugares estarão destinados para pessoas necessitadas.
Posteriormente, o Santo Padre dirigirá a oração do Ângelus e, ao finalizar, o Pontífice almoçará na Sala Paulo VI com centenas de pessoas pobres, muitos dos quais vivem na rua.
Anteriormente, a Praça de São Pedro hospedará um “centro de saúde” gratuito para pessoas pobres. Os serviços estarão disponíveis durante uma semana, a partir de segunda-feira, 11 de novembro. Deste modo, as pessoas indigentes e sem lar poderão realizar análises laboratoriais e receber atendimentos médicos especializados.
Além disso, será realizada uma iniciativa da qual participarão pessoas pobres. Esta acontecerá neste sábado, 9 de novembro, às 18h (hora de Roma).
Trata-se de um concerto na sala Paulo VI “com os pobres e para os pobres”, no qual participarão o coro da Diocese de Roma, dirigido por Mons. Marco Frisina, e a orquestra italiana de cinema.
Entre as canções que os músicos interpretarão estão “Tu es Petrus” e algumas trilhas sonoras de filmes sobre diferentes pontífices: de São João Paulo II, “Open the doors”, de São João XXIII “Pacem in terris”, de São Paulo VI, “La última audiência”, e de São Pedro, “A crucificação de Pedro”.
Do mesmo modo, o programa musical contempla temas de filmes sobre alguns santos, como São João Bosco, Santa Clara e São Francisco, São Felipe Nery e Santa Maria Madalena.
Leia a mensagem para o Dia Mundial dos Pobres 2019, com o título “A esperança dos pobres jamais se frustrará”.
Fonte : Acidigital com Ascom Diocese de Sete Lagoas