Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas

Cristãos Leigos e Leigas:

Testemunho e profecia a serviço da vida.

Neste domingo (22), celebramos a grande solenidade de Cristo Rei do Universo. Proclamamos, assim, e com voz forte, o Reinado de Jesus na vida de todo o universo, “pois é nele que foram criadas todas as coisas e nele todas as coisas têm consistência” (Cl 1,16). Nesta solene ocasião a Igreja no Brasil comemora o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas. Não somente proclamamos Cristo Rei do Universo, mas, também, reafirmamos nosso compromisso de batizados em nos configurarmos à Ele.

Não podemos esquecer do convite feito na apresentação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para 2019-2023: “O tempo atual exige de todos nós a renovação de forças missionárias para bem cumprir a tarefa de anunciar a Palavra de Deus e, assim, promover a paz, superar a violência, construir pontes em lugar de muros, oferecer a misericórdia de Cristo Jesus como remédio para a vingança e reacender a luz da esperança para vencer o desânimo e as indiferenças. Essa é nossa vocação, pois somos discípulos missionários a anunciar o Reino de Deus até a plenitude”.

O bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Dom Giovane Pereira de Melo, ressalta que há na Igreja no Brasil uma participação extraordinária do laicato. “O nosso laicato é um laicato ativo que procura se organizar e está presente nos diversos espaços eclesiais, na liderança, à frente das comunidades eclesiais, à frente das pastorais sociais, em associações e movimentos e outros organismos da Igreja”, reforçou.

Por outro lado, o bispo disse que há muitos cristãos leigos e leigas que ainda está na arquibancada torcendo, mas não entrou no jogo ainda. “Há um desafio grande para que os cristãos leigos e leigas, batizados, tomem consciência de seu batismo, da sua fé, missão e vocação e sejam presença transformadora como sujeitos eclesiais não só na Igreja, mas nas realidades do mundo”, defendeu.

Por isso é importante refletir sobre as responsabilidades dos leigos e leigas. O lema escolhido foi: “Eu, o Senhor, vos chamei a serviço da vida e da justiça” (Is 42,6). A presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, Sônia Gomes de Oliveira, lança uma pergunta ao laicato brasileiro: “Nós como cristãos leigos e leigas temos nos colocado a serviço da vida e da justiça? Nos espaços de garantia de direito e participação popular, nas praças onde o povo está em situação de rua, junto à juventude negra que está morrendo, junto às mulheres vítimas de violência e na própria Igreja?”. Ser leigo e leiga engajados significa participar da vida da comunidade, significa construir um mundo novo, um mundo de amor, misericórdia, compaixão. É assumir a responsabilidade por si e pelos seus.

 

Comissão para Promoção Humana e Ecologia Integral

 

Referencias

BÍBLIA SAGRADA. Tradução Oficial da CNBB. Brasília: Edições CNBB, 2018

CNBB. Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas é celebrado neste domingo. Disponível em: <https://noticias.cancaonova.com/igreja/dia-nacional-dos-cristaos-leigos-e-leigas-e-celebrado-neste-domingo/>.

Agenda Diocesana

Nenhum evento encontrado!