Estávamos pesquisando aqui dicas para ter uma excelência na comunicação paroquial, de forma prática, rápida e segura e, é claro, lembrei de você. Resolvemos compartilhar alguns insights que acredito que irá gostar, pois eles organizam nosso dia-a-dia quando o assunto é mídia.
- Coloque leveza no desafio de organizar a comunicação. Certa vez perguntaram a João XXIII quantas pessoas trabalhavam no Vaticano, com muito bom humor respondeu: “mais ou menos a metade”. Organizar a comunicação é uma tarefa contínua e você não está só, então não entre em desespero! Tem jeito \o/
- Pensa: a quem precisa chegar as informações que desejo divulgar? Aos paroquianos? Ao público externo? É uma notícia de utilidade pública, por exemplo? A um grupo específico [ por exemplo uma pastoral que fará uma reunião, ou um movimento que terá uma programação especial] quando se define o público alvo, logo surge uma outra etapa, definir qual canal de comunicação que esse grupo utiliza. A comunicação pode ir via mensagem de whatsapp ou de divulgação nas redes sociais ou ainda um aviso dado na rádio comunitária. Sempre ao pensar em divulgar pense na dupla dinâmica: público alvo e veículo de comunicação.
- Organize uma equipe de comunicação que pensará o conteúdo a ser veiculado nas mídias oficiais da Paróquia. Não inverta o processo! Jamais crie a mídia e pense em formar a equipe depois. À priori sempre é quem vai alimentar as mídias. Todas as ferramentas precisam de alguém para utiliza-las!
- Invista num aplicativo e site paroquial, com muitas funcionalidades e links. Estamos num período de onipresença da mídia em nosso dia a dia. Infelizmente, temos fake news em todos os temas, inclusive os religiosos. Ter um site é uma decisão importante pois ali tem o olhar institucional da Paróquia sobre todos os temas, além de indicação de materiais de formação, redes sociais, e interatividade tais como devolução de dízimo e agendamento de missa.
- Crie uma cultura de comunicação. Redirecione as atividades da paróquia para o site. No final da missa, o sacerdote nos avisos paroquiais deve sempre repetir: “mais informações no site da paróquia” assim evita ruídos de comunicação desnecessários.
- Ouça muito! Quem escuta bem tem tendência de ter empatia e compromisso com aquilo que foi dito. Por isso faça pesquisas, escute os líderes, paroquianos, sobre qual conteúdo deve ser produzido para as mídias da paróquia.
- Por fim, uma dica de ouro! Tenha planejamento estratégico. Faça uma reunião de pauta e avaliação com o sacerdote periodicamente, assim em conjunto podem elaborar as ações para fortalecer a unidade através da comunicação.
Fonte: https://paroquia.site/
Por Ascom