DIOCESE DE SETE LAGOAS COMEMORA ENCERRAMENTO DO SEU JUBILEU DE PLATINA

A Diocese de Sete Lagoas celebrou na noite dessa quarta-feira, 16 de julho de 2025, seus 70 anos de instituição canônica e de ação pastoral junto ao povo de Deus nela estabelecido.
A celebração de encerramento ocorreu na Catedral de Santo Antônio, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco Cota de Oliveira, e concelebrada pelo Bispo Emérito, Dom Aloísio Pena Vitral, por Dom Geovane Luís da Silva (Diocese de Divinópolis) e Dom José Aristeu Vieira (Diocese de Luz). Com participação expressiva dos padres diocesanos e do Secretário Executivo do Regional, Padre Rodrigo Souza da Silva, o momento foi de agradecimento e de memórias do caminho percorrido nestes 70 anos.

Na mesma data, no ano de 2024, celebrava-se os anseios e perspectivas do decorrer do ano das comemorações desse momento tão importante na vida da Diocese de Sete Lagoas, junto aos fieis. Na presente data fica evidente a grande alegria e demonstração de carinho e fidelidade das comunidades paroquiais na expressiva participação nas atividades programadas. Como foram abraçadas e vivenciadas de forma carinhosa pelo povo de Deus, que, sempre atento e fiel às perspectivas de sua Igreja, firmou compromisso até a data do encerramento.
Em sua homilia, Dom Francisco destacou a oração do Jubileu e sua efetividade ao descrever o semear da esperança no serviço prestado ao longo dos 70 anos por tantos na Diocese. Ressaltou a peculiaridade do serviço (eclesial e leigo) que, em comunhão, sustentou e continua a impulsionar o caminhar rumo ao futuro da Diocese. Como as Comissões Diocesanas com legado do cuidado com os mais necessitados, continua a missão de Jesus efetivado em suas ações.

Foram prestadas devidas homenagens póstumas aos nossos bispos falecidos: Dom José de Almeida Batista Pereira, citado no início da fala de Dom Francisco Cota, Dom Daniel Tavares Baeta Neves e Dom José Lima, com flores colocadas na Cripta onde foram sepultados na Catedral de Santo Antônio, por Dom Francisco Cota e Dom Aloísio Vitral.
Diante da alegria do encontro e da manifestação do “Ser Igreja Sinodal”, foi oferecido ao atual Bispo Diocesano, Dom Francisco Cota de Oliveira, pela Comissão Organizadora, um anel Episcopal, simbolizando a gratidão a sua fidelidade e compromisso com a Igreja local. Ao Bispo Emérito, Dom Aloísio Pena Vitral, foi oferecida uma imagem de São Francisco de Assis, símbolo de humildade e simplicidade em reconhecimento a sua doação a Diocese.

Estabelecida no amor e misericórdia de Deus, a Diocese de Sete Lagoas segue rumo aos 75 anos, como missionária a semear e aplanando corações. A Imaculada Conceição, Padroeira Diocesana, conduza pela intercessão da graça de Jesus Cristo.

 

Agenda Diocesana

Nenhum evento encontrado!