DIOCESE DE SETE LAGOAS DESTACA A REALIZAÇÃO DE ENCONTROS PASTORAIS E DE MOVIMENTOS DIOCESANOS NESTE 3º FINAL DE SEMANA DO MÊS DE MARÇO.

No final de semana, nos dias 15 e 16 de março, houve grande movimento nas atividades relacionadas à Pastoral da Catequese, à Formação Continuada dos Dirigentes da Palavra, à Reunião da Equipe de Articulação do CNLB e ao Movimento das Mães que Oram pelos Filhos na Diocese.
Acolhidos em diversos ambientes de Sete Lagoas, o objetivo em comum foi único: alavancar o trabalho de evangelização nos diferentes aspectos e inspirar o amor e a esperança na vida dos leigos atuantes.

No sábado, dia 15 de março, às 8h, teve início, na Paróquia de Santa Luzia, com o apoio do assessor eclesial, padre Wantuil e da coordenadora Fernanda Barrado, a reunião da Equipe de Articulação do CNLB da Diocese de Sete Lagoas. Este encontro reuniu as equipes que estão elaborando, organizando e preparando a Assembleia Constitutiva e Eletiva do Conselho de Leigos e Leigas da Diocese, que terá como tema: “Cristãos leigos e leigas em missão: Testemunhas da Esperança”. A inspiração bíblica será o lema: “Vós sereis minhas testemunhas”.

Reunião da Equipe de Articulação do CNLB da Diocese de Sete Lagoas

Reunião da Equipe de Articulação do CNLB da Diocese de Sete Lagoas.

Ainda no sábado, das 14h às 17h, na mesma Paróquia, ocorreu a Formação Continuada com os Dirigentes da Palavra das Foranias: Santana e São Joaquim, Santa Luzia, São Geraldo e Nossa Senhora da Abadia conduzida pelo padre Israel, assessor eclesial para os Ministérios na Diocese.

Simultaneamente, das 13h às 18h, na Capela Nossa Senhora de Lourdes, realizou-se o 1º Encontro Diocesano das Mães que Oram pelos Filhos, com a presença da coordenadora estadual Raquel Bassoto; da coordenadora provincial Jussara Bosi; da coordenadora diocesana Andréa Saraiva; e apoiadoras estaduais como Camila Caraciola, Vanessa Cláudia, Míriam Moura, Flávia Barreto e Patrícia Sena. A celebração ficou a cargo do padre Guilhermo Arturo. O encontro teve como proposta fortalecer a caminhada e os vínculos do movimento, reafirmando o propósito incessante de orar pela conversão dos filhos e das famílias nas paróquias da Diocese.

1º Encontro Diocesano 2025, Mães que Oram Pelos Filhos
1º Encontro Diocesano 2025, Mães que Oram Pelos Filhos

No Centro Pastoral do Carmo, no mesmo sábado, realizou o 1º Encontro de 2025 com os coordenadores paroquiais da Catequese. Planejado para os dias 15 e 16 de março, o objetivo foi aprofundar o estudo do Ministério do Coordenador Paroquial e suas atribuições, com base nos documentos orientadores da Catequese. A programação teve início às 13h, com a oração conduzida pelo padre Evandro e a palestra da assessora Neuza Silveira de Souza, do Regional Leste II, que abordou o tema: “Coordenação na Catequese” encerrando as atividades do dia às 21h.
No domingo, dia 16, as atividades começaram com a celebração da missa, às 7h, na Matriz Nossa Senhora do Carmo, seguida de uma manhã de retiro conduzida pelo Bispo Emérito, Dom Aloísio Vitral, que refletiu sobre a “Espiritualidade do Catequista Coordenador”.
Nosso Bispo, Dom Francisco Cota, também esteve presente, oferecendo palavras de apoio e cuidado aos coordenadores e recebendo agradecimentos de todos os participantes pelo suporte strutural oferecido para a realização do encontro.

1º Encontro de 2025 com os coordenadores paroquiais da Catequese.
1º Encontro de 2025 com os coordenadores paroquiais da Catequese.

A equipe diocesana, composta por seus representantes: Marielza e Maria Auxiliadora (Forania Senhor Bom Jesus), Andréa, Soraia e José Carlos (Forania Santa Luzia), Lilian (Forania São Geraldo), Viviane (Forania Nossa Senhora da Abadia), e Nilda e Selma (Forania Santana e São Joaquim), juntamente com o assessor eclesial, padre Rafael Lucas, mostrou atenção especial à receptividade e às individualidades dos 60 participantes durante às atividades para melhor acolhê-los e direcioná-los futuramente.
Fica evidente a alegria da caminhada pastoral da Diocese, com a realização desses e de outros eventos já realizados em 2025, que ampliam o caminho sinodal proposto e configuram esperança na vida das comunidades da Diocese de Sete Lagoas durante este Ano Jubilar.

Texto Genilda Almeida.
Fotos PASCOM.

Agenda Diocesana

Nenhum evento encontrado!