Aconteceu nesse final de semana 14 e 15 de setembro de 2024, o IV Congresso Nacional da Pastoral da Sobriedade, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP). O congresso reuniu os agentes da Pastoral da Sobriedade, participantes dos grupos de autoajuda, Assessores Eclesiásticos e comunidades terapêuticas.
Com o tema “Na tenda da Sobriedade, somos todos irmãos”, que a linha de unidade com a Campanha da Fraternidade 2024, o encontro contou com a participação de dom Nélio Domingos Zortea, bispo referencial Nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), assessores Eclesiásticos da Pastoral da Sobriedade e religiosos/as e testemunhos de pessoas recuperadas com o apoio da pastoral.
Além dos pregadores como, Dom Orlando Brandes – Arcebispo de Aparecida, Padre Joaozinho SCJ, sacerdote, escritor e Cantor católico, Monsenhor Robério Camilo da Silva, Assessor Nacional da Pastoral da Sobriedade, Edson Ribeiro, Psicopedagogo e Professor, especialista em adolescência, agente multiplicador da Pastoral da Sobriedade.
A Diocese de Sete Lagoas confirmou presença com o núcleo da Pastoral da Sobriedade da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Jaboticatubas e seus membros: Efigênia Maria da Silva, Maria Angélica de Melo, Maria de Fátima Siqueira Cezário, José Joaquim da Silva e da Coordenadora Diocesana, Roselene Maria Ferreira. Participaram também três integrantes do grupo de autoajuda da cidade de Jaboticatubas: Jorge de Souza Nascimento, Geraldo Marcelino da Silva e Ivani Aparecida Batista.
Segundo a coordenadora Roselene, os mesmos retornaram após os dois dias com muito aprendizado, com os corações preenchidos com amor de Deus e desejos de semear tanto amor em nossa comunidade, como descrevem nos depoimentos abaixo:
_ “Foram momentos de muitas reflexões sobre a importância do nosso trabalho e sobre a necessidade de “alargamos a nossa tenda”. As palestras nos inspiraram e os testemunhos nos animaram a continuar nossa caminhada com mais amor e humildade.” (Roselene, Coordenadora Diocesana da Pastoral da Sobriedade).
_ “O congresso foi de uma riqueza imensa, valeu muito a pena. A gente volta com a bagagem transbordando. (Efigênia Maria da Silva, membro da Pastoral da Sobriedade de Jaboticatubas)
_ “Primeiro congresso que participo. Achei fantástico!” (Maria de Fátima Siqueira Cezàrio, membro do grupo de autoajuda de Jaboticatubas).
_ “Nossa para mim foi tudo de bom, voltando cheia de esperança e fé uma fé que será viva e cheia de atitudes porque como diz a fé sem ação e uma fé morta. Apaixonei com tema do congresso”. (Ivani Aparecida Batista, membro do grupo de autoajuda de Jaboticatubas).
A Pastoral da Sobriedade tem como função ajudar pessoas que querem combater o problema com os vícios e melhorar suas vidas, além de oferecer treinamento para os que desejam se tornar Agentes da Pastoral da Sobriedade.
https://www.cnbb.org.br/tag/4o-congresso-da-pastoral-da-sobriedade/ participantes do grupo de auto ajuda