No sábado, dia 15 de fevereiro de 2025, no Espaço Reviver em Sete Lagoas, aconteceu a Formação Diocesana da Campanha da Fraternidade 2025, com a presença de mais de 170 pessoas, entre padres, coordenadores e agentes de pastorais atuantes nas 41 paróquias de nossa diocese.
Os participantes foram recebidos com um delicioso café e uma boa prosa antes do início das atividades. O Padre Willian de Avelar, coordenador diocesano de pastoral, iniciou o momento orante na contemplação da Palavra de Deus que ilumina o lema da campanha: “E Deus viu que tudo era muito bom.”
Dom Francisco Cota acolheu a todos com suas palavras de incentivo e apelo à conscientização do cuidado com a questão climática, ressaltando o zelo da Igreja nesta luta pela preservação e denúncia dos crimes ambientais em nossa região.
A formação foi conduzida pelo Padre Geraldo de Mori, jesuíta e doutor em teologia residente em Belo Horizonte, que proporcionou, através da interatividade, uma formação qualificada e profunda no contexto da conscientização e pertinência na atuação da Igreja no apoio e proteção do meio ambiente, assim como na reeducação dos hábitos de consumo.
O Núcleo Diocesano da Ecologia Integral foi apresentado por Dom Francisco, que salientou as atividades realizadas ao longo da Bacia do Rio Doce, com a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Abadia das Águas Sujas, para não deixar cair no esquecimento o crime de Brumadinho. Ressaltou também que o Núcleo seguirá com ações de denúncia e acompanhamento junto à promotoria pública contra atividades de agressão e degradação do meio ambiente em nossa região.
O encontro encerrou-se com o almoço e a interação dos participantes na resenha do aprendizado da manhã, discutindo como colocar em prática os conhecimentos sobre novos hábitos do cuidado com nossa casa comum.
Texto:
Genilda Almeida