Diocese de Sete Lagoas realiza encontros para iniciar os trabalhos da Infância e Adolescência Missionária

A missão é tarefa eclesial. São muitos sujeitos que colaboram na única missão que brota do “amor fontal” de Deus. A missionariedade é um impulso de dentro para fora de um amor que não se contém e transborda em gestos concretos. A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) é um destes sujeitos que colaboram com a missão de Deus. A IAM tem no Brasil uma bonita caminhada missionária, sempre buscando que as crianças e adolescentes possam ser os protagonistas em “evangelizar e ajudar crianças e adolescentes”, tornando Jesus Salvador conhecido e amado.

Com o intuito de revigorar o trabalho da Obra Pontifícia Infância e Adolescência Missionária (IAM) na Diocese de Sete Lagoas, adolescentes e adultos têm participado de formações e encontros na Paróquia Cristo Redentor, que está sediando esta primeira etapa dos trabalhos.  Desde o mês de setembro de 2023 estão acontecendo os primeiros momentos de aprendizagem e discussão de estratégias para melhor implantar a IAM além de organizar uma equipe para coordenar esta caminhada a nível diocesano.

Retrospectiva dos primeiros passos

No dia 16 de setembro de 2023, às 10h, aconteceu a primeira reunião diocesana sobre a IAM. A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é um estilo de vida, um jeito especial de ser durante todos os dias da semana, assumido junto ao grupo. Participam da Obra crianças e adolescentes que se identificam com o carisma “Criança e adolescente rezando e ajudando crianças e adolescentes”. Por meio do olhar atento às realidades universais, os missionários da IAM agem em suas realidades locais, como protagonistas da missão.

Nessa reunião estiveram presentes os coordenadores da Arquidiocese de Belo Horizonte, Margarete e Leandro, que apresentaram para a história da IAM e partilharam sobre o funcionamento  dos encontros. Foi um momento de oração e partilha onde todos estavam desejosos de conhecer o movimento para começar realizá-lo dentro da Igreja de Sete Lagoas.  Estiveram presentes: Monsenhor Wilson Rodrigues, referencial e pároco da Paróquia Cristo Redentor , o seminarista Bruno Pereira Matias (assessor) e mais 10 pessoas convidadas que se dispuseram a formar uma equipe e abraçar este trabalho.

Implantação da IAM na Diocese de Sete Lagoas

Após estas reuniões, aconteceu no dia 01 de novembro, às 16h, na Paróquia do Cristo Redentor o primeiro encontro da IAM, oficialmente na Diocese de Sete Lagoas e contou com a participação de 15 crianças e adolescentes.

O segundo encontro ocorreu no dia 12 de novembro (domingo), após a missa das 8h30, na mesma paróquia, dando sequência às formações segundo a metodologia da Obra.

No dia 22 de novembro, (quarta-feira), às 18h30 irá acontecer o 3º encontro, também sediado na Paróquia do Cristo Redentor.

Que o Senhor abençoe e inspire as famílias, as crianças e adolescentes para essa realidade missionária. De todas as crianças do mundo, sempre amigos!

por Ascom Diocesana