• Inicio
  • >
  • Destaque 3
  • >
  • Diocese de Sete Lagoas representada em Simpósio Internacional para Formação de Sacerdotes

Diocese de Sete Lagoas representada em Simpósio Internacional para Formação de Sacerdotes

Aconteceu na primeira quinzena de fevereiro (06 a 10/02), em Roma, o Simpósio Internacional para a Formação dos Sacerdotes promovido pelo Dicastério para o Clero com o tema “Reaviva o dom de Deus que está em ti” (2Tm 1,6). Com várias conferências e uma dinâmica de apresentação de boas práticas e partilhas em grupo, o evento teve como ponto alto a audiência com o Papa Francisco na Sala Paula VI.

A Diocese de Sete Lagoas, pela primeira vez em sua história, teve a alegria de contar com um representante do seu clero:  padre Lucas Vinícius França Oliveira. Desde que aqui tomou posse como bispo diocesano, Dom Francisco Cota tem procurado investir recursos na formação de seus presbíteros e também dos nossos leigos como forma de capacitá-los, cada vez mais, e se dediquem com afinco ao serviço da evangelização.

              

A importância da formação permanente dos sacerdotes

Durante o simpósio, em seu discurso, o papa Francisco salientou que o encontro marca uma caminhada de “busca de instrumentos e linguagens que ajudem a formação sacerdotal, não pensando que temos na mão todas as respostas – eu tenho medo daqueles que têm todas as respostas –, mas confiando que poderemos encontrá-las ao longo do caminho”.

Para esse caminho, o Papa indicou a redescoberta constante da alegria que brota do Evangelho, fazendo-se discípulo que sabe escutar e acolher; a necessidade que o sacerdote deve ter de pertença ao Povo de Deus, isto é, a comunhão com os fiéis a ele confiado, e também com o seu bispo e o presbitério, evitando uma pretensa autossuficiência; e ainda a consciência de que, junto do Povo, não pode faltar o serviço generoso, que expressa a consagração sacerdotal, que é participação no ministério do próprio Cristo que oferece a Si mesmo na cruz.

A estrutura formativa da conferência baseia-se em cinco pilares fundamentais:

  • Formação Única: Aborda o papel dos sacerdotes em uma Igreja sinodal e missionária em tempos de mudança.
  • Formação Integral: Explora a formação dos sacerdotes como homens de Deus e do Evangelho.
  • Formação Acompanhada: Enfoca as dimensões e percursos para viver a afetividade como dom.
  • Formação Comunitária: Destaca a importância da vida no presbitério e da fraternidade sacerdotal.
  • Formação Missionária: Prepara os sacerdotes com atitudes e competências para percorrer novos caminhos na pastoral.

Segundo o padre Lucas Vinícius o Simpósio foi um momento de muito aprendizado:

A pedido de Dom Francisco Cota de Oliveira, bispo diocesano de Sete Lagoas, fui enviado para o Congresso Internacional do Clero em Roma. Tendo em vista a necessidade da formação permanente para o Clero, com a perspectiva na abordagem da formação única, integral, comunitária e missionária. O tema que norteou o encontro, retirado da Carta de São Paulo a Timóteo trouxe como principal mensagem: “a beleza de ser discípulo hoje com os seus desafios e superações, mas com o desejo de expressar o amor a Cristo na vida da Igreja e no mundo. Um amor pautado na alegria do evangelho, na esperança e na misericórdia de Deus”, finaliza.

por Ascom Diocesana

Fonte: VaticanNews

Fotos: Arquivo Pessoal – padre Lucas Vinícius

Compartilhar

Diocese de Sete Lagoas representada em Simpósio Internacional para Formação de Sacerdotes

Agenda Diocesana

Nenhum evento encontrado!