O quarto domingo do mês de outubro, que nesse ano ocorreu no dia 29, foi tradicionalmente marcado pela comemoração do Dia Nacional da Juventude, um evento criado em 1985 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que reuniu, cerca de 5000 jovens na cidade de Maravilhas – MG. O evento que teve como tema: “E todos ficaram saciados” fez o complemento à Campanha da Fraternidade que abordou a temática da fome. Dentre a programação, contou com a tradicional caminhada da Juventude, celebração da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Francisco Cota, além de apresentações culturais e shows católicos.
O encontro contou com representação de todas as paróquias da Diocese, que mobilizou e trabalhou com a juventude a importância da consciência do seu lugar na Igreja. Durante a homilia, o Bispo destacou a oportunidade de ser e viver de forma fraterna as alegrias da juventude, ligadas a experiência com a pessoa do Cristo, e como nos unir, enquanto jovens católicos, na busca do mesmo objetivo: ser Igreja. Pois, por mais que os carismas sejam diversos, somos convidados a experimentar o prazer da comunhão que vem do Cristo.
Ao final da celebração foi realizado o sorteio para definir qual paróquia receberia o DNJ no ano de 2024, sendo a contemplada, a Paróquia Sagrada Família na cidade sede de Sete Lagoas. Após o sorteio o Comitê Organizador do DNJ Maravilhas, fez a passagem do ícone de Nossa Senhora e da Cruz Missionária que acompanha a juventude para os novos organizadores do evento.
Ainda sobre o tema, caminhamos em unidade com Dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB que diz: “Como seguidores de Jesus, atentos aos seus ensinamentos e gestos, não podemos ficar indiferentes à realidade que nos rodeiam e que impede muitos de nossos irmãos e irmãs a viverem o projeto que Deus sonhou para suas vidas.”
Para padre Fernando Barbosa, assessor diocesano da Comissão para as Juventudes e pároco da Paróquia Santo Antônio de Maravilhas que sediou o encontro, o evento superou as expectativas e ficará marcado na história da Diocese de Sete Lagoas. Além do evento no domingo, pela primeira vez a Juventude foi convidada a viver uma experiência missionária nos dias que antecederam o DNJ, realizando abordagens individuais nas casas das famílias e finalizando a experiência com o projeto “Jesus nas Praças”, que ocorreu na praça da cidade, com momentos de oração, música e animação.
Desejosos que os diversos movimentos jovens que permeiam a nossa Igreja, não somente nesse dia Nacional da Juventude, continuem traçando seu protagonismo juvenil no processo da evangelização e reforçando as palavras do Santo João Paulo II, “a melhor forma de evangelizar um jovem é com outro jovem.” Que permaneça aceso no coração da nossa juventude, o desejo por uma vida inspirada nas ações do próprio Cristo.
CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO
por Ascom