A Diocese de Sete Lagoas celebrou, nesse domingo, dia 26 de outubro de 2025, na Paróquia Santíssimo Sacramento, na cidade de Jequitibá, o Dia Nacional da Juventude (DNJ).
Proposto pela Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o DNJ propõe-se não apenas um evento anual, mas como pensar, refletir e participar da nossa juventude, como parte de um processo contínuo de formação, missão e testemunho.
Em nossa Diocese, a cada ano, o evento destaca-se pela alegria e grande participação dos nossos jovens. A coordenação diocesana para as Juventudes com seu trabalho vem despertando a esperança, a fé e o engajamento social da nossa juventude. Neste ano de 2025, com o apoio do poder público local e da comunidade paroquial, a cidade de Jequitibá, acolheu grande parte dos jovens, provenientes dos das 41 paróquias que compõem a Diocese de Sete Lagoas.
Os sacerdotes: Pe. Fernando Barbosa (assessor eclesial para as Juventudes – Paróquia Santo Antônio, Maravilhas), Pe. Wanderley Félix (Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Barreiro), Pe. Rafael Lucas (Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Paraopeba), Pe. Claudiano Quirino (Paróquia São Bernardo – Baldim), Pe. Cláudio Marcos (Paróquia São Vicente – São Vicente), Pe. Antônio José (Paróquia Sant’Ana – Santana de Pirapama) e os anfitriões, Pe. José Roberto e Pe. Warlem Antônio (Paróquia Santíssimo Sacramento – Jequitibá), prestigiaram e concelebraram com o bispo diocesano, Dom Francisco Cota.
A acolhida e a partilha no café da manhã deixaram em evidência todo o carinho e cuidado preparados pelos anfitriões para receber nossa Juventude.
Na tradicional caminhada pelas ruas da cidade, os jovens levaram toda a alegria e disposição, num desfile de amor e gratidão a Deus, demonstrando a força da nossa Igreja.
No Momento Mariano, a expressividade da devoção a Nossa Senhora foi contemplada no cortejo do seu manto, acolhendo a todos por onde passavam e mostrando o verdadeiro sentido de tudo: Jesus Cristo.
Dom Francisco Cota, ao iniciar a Celebração da Missa, saudou todos os presentes, ressaltando a acolhida do espaço. Citou a beleza da lagoa próxima ao local do evento e as frondosas árvores que ajudavam a amenizar o sol e o calor naquele momento, aproveitando para destacar o tema: “Juventude e Ecologia Integral” e o lema: “Jovens Guardiões da Criação”, e sua importância no cuidado com a natureza.
Em sua homilia, Dom Francisco Cota destacou as cinco prioridades da Diocese, em especial, o cuidado com a Juventude, e culminou com o chamado à responsabilidade de todos no cuidado com a “Casa Comum”.
No final da celebração, Dom Francisco anunciou a Paróquia de São Sebastião, em Inhaúma, como sede do DNJ 2026. Notícia muito comemorada pelos jovens da cidade de Inhaúma que estavam presentes.
No período da tarde, os jovens ainda vivenciaram momentos de conhecimento e interatividade com o tema, adoração ao Santíssimo, música e muita diversão. Esse dia, celebrado na unidade proposta pela Igreja em todo o Brasil, conclamou a esperança e a oração contínua por uma juventude disposta e atenta às intervenções e ao engajamento nas ações fraternas da Igreja.
Continuemos o trabalho até 2026. Deus abençoe nossa juventude!
 
								 
								 
													



























 
								 
								 
								 
								 
													 
													