Dom Francisco celebra Missa com os consagrados e vocacionados de nossa diocese

No primeiro dia do mês de fevereiro, foi celebrada, no Carmelo da Imaculada Conceição, a Santa Missa em ação de graças pelo Dia Mundial da Vida Consagrada, cuja expressão oficial ocorre na celebração da festa da Apresentação do Senhor.
A Igreja Diocesana reuniu-se em profunda ação de graças, celebrando o dom da vocação daqueles que, com generosidade e fidelidade, consagram suas vidas ao serviço do Reino de Deus na vida religiosa. Estiveram presentes consagrados e vocacionados de todos os carismas religiosos masculinos e femininos presentes em nossa diocese.
A Santa Missa foi presidida por nosso bispo diocesano, Dom Francisco Cota de Oliveira, que, em sua homilia, destacou a beleza e a importância da vida consagrada para a Igreja e para o mundo. Ressaltou que a vida consagrada é um verdadeiro luzeiro, iluminando os caminhos da humanidade e da própria Igreja em meio às sombras que, muitas vezes, obscurecem a sociedade contemporânea.
Os religiosos e religiosas, com sua entrega total a Deus, são sinais vivos da luz de Cristo, irradiando esperança, fé e caridade por onde passam.
Nosso bispo destacou, ainda, a expressiva presença de 38 mil religiosos e religiosas no Brasil, testemunho eloquente da graça de Deus atuando na história. “São faróis de fé e serviço, chamados a uma missão essencial: ser sal e luz na terra, levando o Evangelho aos corações dos homens.”
Outro aspecto enfatizado foi a vivência da Igreja sinodal, um caminho de comunhão e participação, que se reflete na unidade entre a vida religiosa e a Igreja Diocesana. “Esse caminhar junto fortalece a missão pastoral e evangelizadora da Igreja, promovendo uma presença significativa em diferentes realidades, sobretudo junto aos mais pobres e necessitados.”
Inspirado na liturgia do dia, Dom Francisco também recordou que os desafios e dificuldades, especialmente relacionados à crise vocacional, são pequenos diante da imensidão da graça de Deus. “Aquele que chama é fiel e nunca abandona os que se dispõem a segui-lo. A Providência Divina sustenta cada vocação e conduz a missão da Igreja, garantindo que sua obra continue frutificando.”
Ao final da celebração, a comunidade expressou seu reconhecimento e gratidão pelos consagrados e consagradas, renovando a súplica ao Senhor da Messe para que continue suscitando novas vocações. Que a luz da vida consagrada jamais se apague, mas brilhe cada vez mais, iluminando o mundo e conduzindo muitos ao encontro com Cristo.
Após a celebração, todos se reuniram em um café comunitário, reforçando os laços de fraternidade e unidade entre os carismas e sua expressão na vida da Igreja.
Rezemos por todas as vocações!

Revisão de Texto:
Genilda Almeida

Agenda Diocesana

Nenhum evento encontrado!