Dom Francisco Cota participou, no último domingo, 01 de setembro de 2024, na Catedral Cristo Rei, em Belo Horizonte, da Celebração Eucarística do Início do Ministério Pastoral do Bispo Auxiliar, Dom José Otácio.
O início de ministério de dom José Otacio Oliveira Guedes na Arquidiocese de Belo Horizonte foi celebrado por muitos fiéis. O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, bispos, padres, diáconos, consagrados e consagradas, evangelizadores leigos acolheram com alegria o novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Na homilia deste domingo, o arcebispo dom Walmor agradeceu a dom José Francisco, arcebispo de Niterói (RJ): “A Arquidiocese de Niterói oferece um fruto maduro de seu clero para o serviço ao povo de Deus na Arquidiocese ede Belo Horizonte.” Dom José Otacio integrou o clero da Arquidiocese de Niterói, de onde veio uma comitiva para a Missa que marcou o início de seu ministério episcopal na Capital Mineira. Dom Walmor agradeceu também a dom José Otacio, por seu “sim” ao chamado para o ministério de bispo auxiliar. “A sua presença aqui qualificará ainda mais a semeadura do Evangelho nestas terras mineiras”, sublinhou dom Walmor, expressando ainda a sua especial gratidão ao Papa Francisco, por ter acolhido o seu pedido e nomeado mais um bispo auxiliar para o serviço ao povo de Deus na Arquidiocese de Belo Horizonte. Em seguida, o vice-chanceler da Arquidiocese de Belo Horizonte, padre Jefferson Antunes, leu a carta apostólica do Santo Padre, que oficializa a nomeação de dom José Otacio. Ao final da leitura, a assembleia de fiéis muito aplaudiu, recebendo oficialmente dom José Otacio, que deu continuidade à homilia dominical.
Ordenado bispo no dia 10 de agosto de 2024, em Niterói (RJ), dom José Otacio Oliveira Guedes foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco. A nomeação foi comunicada pelo Vaticano no dia 15 de maio.