Dom Francisco Cota reúne-se com os Conselhos Diocesanos

Dentro de um espírito de colegialidade diocesana, o bispo Dom Francisco Cota estabeleceu uma rotina de reuniões periódicas trimestrais, onde são convocados todos os conselhos diocesanos para pensar e resolver questões que impactam na vida pastoral e administrativa da Diocese de Sete Lagoas.

Neste mês de fevereiro de 2024, aconteceu a primeira rodada de reuniões do ano:

Reunião dos Vigários Forâneos (01/02/24)

Reunião do Conselho de Formadores (02/02/24)

Reunião do CAED  – Conselho Administrativo e Econômico Diocesano (07/02/24)

Reunião Conselho Presbiteral (21/02/24)

Reunião Colégio de Consultores (22/02/24)

Reunião – CODIPA / Conselho Diocesano de Pastoral (24/02/24)

Reunião do Clero (27/02/24)

Dentre os vários assuntos abordados, podemos citar:

• Fiducia Supplicans – Declaração do Dicastério Para a Doutrina da Fé sobre o sentido pastoral das bênção: eventuais dúvidas ou dificuldades sobre sua aplicação pastoral.
  • Ordenação diaconal dos seminaristas Fernando Fraga e Philip Rangel: será no dia 06 de abril, às 09h, na igreja Santa Luzia de Sete Lagoas.
    • Transferências e designações de padres realizadas no início de 2024:
    • Pe. Antônio José: de Vigário Paroquial da São Sebastião de Pequi para Vigário Paroquial da Paróquia Sant’Ana de Santana de Pirapama;
    • Pe. Carlos André: de Vigário Paroquial da Paróquia Sagrada Família de Sete Lagoas para Vigário Paroquial da Paróquia São Sebastião de Inhaúma;
    • Pe. Bruno Willian: de Vigário Paroquial da Paróquia São Francisco de Sete Lagoas para Vigário Paroquial da Paróquia Sagrada Família de Sete Lagoas;
    • Pe. Marcos Freitas: – além do Ofício de Reitor do Seminário em Belo Horizonte, irá cooperar como Vigário Paroquial na Paróquia São Francisco de Assis de Sete Lagoas
  • Pastoral Presbiteral e Formação continuada do Clero
  • Formação de Dirigentes da Celebração da Palavra: apresentação da proposta, Pe. Israel;
  • Formação de novos Ministros Extraordinários da Eucarística: apresentação da proposta, Pe. Jackson.
  • Formação da Pastoral do Dízimo: no dia 16 março, para todos os coordenadores Paroquiais.
  • Encontro de Casais com Cristo / ECC: apresentação da Equipe Dirigente Diocesana.
  • Domingo do Bom pastor, dia 21 de abril / Dia Mundial de Oração pelas Vocações: Jornada Vocacional Diocesana, na Paróquia N. Sra. das Graças, de 14h às 18h.
  • Encontro diocesano do Terço dos Homens e familiares: no dia 28 de abril, na Serra de Santa Helena, com saída da Matriz São Pedro, às 06h.
  • Festa da Santíssima Trindade – 26 de maio: – 3ª edição do evento diocesano “No coração da Trindade, Diocese em Comunhão”; – a Celebração será realizada por foranias, se possível no mesmo horário, acentuando a Unidade diocesana.
  • Visitas Pastorais a serem realizadas pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco Cota, em 2024: – (1.) Paróq. São João Batista de Sete Lagoas: 29 de fevereiro a 03 de março; – (2.) Paróq. N. Sra. da Abadia de Martinho Campos: 18 a 23 de junho; – (3.) Paróq. Santíssimo Sacramento de Jequitibá: 09 a 14 de julho; – (4.) Paróq. S. Fco. de Assis de Sete Lagoas: 17 a 22 de setembro; – (5.) Paróq. Sagrada Família de Sete Lagoas: 15 a 20 de outubro.
  • Infância Missionária: – já concluiu o processo de implantação na Diocese; o seminarista Bruno Matias é o Assessor Diocesano e Mons. Wilson Diretor Espiritual.
  • Hospital N. Sra. das Graças: indicação de pessoas para compor o quadro de associados.
Por Ascom Diocesana