Dom Francisco dá continuidade às visitas pastorais

A visita pastoral é exercício da função episcopal prevista e mesmo determinada pelo Código de Direito Canônico. Esta visita tem por objetivo levar o bispo a ter um contato mais próximo com os padres e com o povo e para conhecer a realidade pastoral de cada paróquia.

Cumprindo essa orientação, Dom Francisco Cota iniciou seu ciclo de visitas neste ano de 2023 e já passou por três paróquias. São elas: Capim Branco, Cachoeira da Prata e recentemente, Caetanópolis.

Durante as visitas, o bispo se reuniu com os conselhos da paróquia, visitou as instalações e comunidades, assim como casas religiosas, asilos ou creches, entidades assistenciais religiosas, públicas e governamentais que existam no território da paróquia visitada. A visita pastoral termina com a celebração eucarística, para a qual todo o povo é convocado.

Para essa visita, o povo da paróquia é informado e preparado por uma catequese sobre a função do bispo e a visita pastoral. A programação sempre é combinada entre o pároco e o bispo. Na programação são acertados os horários das conversas, das reuniões e quais locais serão visitados.

Abaixo a programação da última visita que foi realizada de 23 a 27 de agosto,  na Paróquia Santo Antônio em Caetanópolis (MG) :

Dia:23/08/23:

19h30- Missa de abertura da visita pastoral e inauguração das reformas realizadas na Matriz de Santo Antônio

Dia 24/08/23:

9h- Visita ao prefeito municipal, com as secretárias de assistência social, educação e saúde.

11h- Visita ao presidente da câmara municipal e mesa diretora e vereadores.

12h- Almoço

14h- Visita ao quartel da polícia Militar em Paraopeba.

17h30- Missa no Itapoã ( Capela N. S. Aparecida)

19h30- Missa no Santo Antônio ( Capela São Judas)

Dia 25/08/23:

9h- Visita ao hospital “Dr. Pacífico Mascarenhas” logo após café.

10h- Visita ao Lar dos idosos “ Maria Augusta Teixeira”

12h – Almoço

14h- Visita aos doentes: Sra. Ilda, Ozório.

15h- Olhar Arquivos da paróquia (secretaria).

17h30- Missa no Pascoal. ( Capela Imaculado Coração de Maria)

19h30- Missa no Cedrolândia (Capela São Sebastião

Dia 26/08/23- Sábado:

9h- Encontro com o C.P.P e lideranças de todas as comunidades rurais, movimentos, e responsáveis de todas pastorais na Matriz.

12h- Almoço(Casa Paroquial)

14h- Encontro com o C.A.P (Conselho administrativo paroquial) matriz  e das comunidades paroquiais.(Casa Paroquial)

15h30- Missa no São Bento e café partilhado

17h30- Missa na Capela de N.S, das Graças

19h30- Missa na Matriz de Santo Antônio

Dia 27/08/23- Domingo

7h- Missa na capela de N. S. Aparecida (Acácias) e café partilhado.

9h- Missa na matriz de Santo Antônio

11h- Imperial Capela N. S. do Rosário e Santo Expedito

12h- Almoço

15h- Missa Capela São Francisco e café partilhado.

17h- Missa Lagoinha ( Capela Imaculada Conceição)

19h- Encerramento da Visita na Matriz.

Logo após a missa, jantar com confraternização com a C.A.P e C.P.P e lideranças.

Créditos/Fotos: Sandro Fotografias (Missa de Abertura e inauguração das reformas da Matriz) / Robson fotógrafo / Pascom da Paróquia Santo Antônio (Caetanópolis)

por Ascom Diocesana