A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou, na manhã desta segunda-feira (25/04), a primeira etapa de sua 59ª Assembleia Geral, de forma virtual. Mais de 300 bispos estão conectados via plataforma Zoom para o encontro.
Foi definido como tema central da assembleia “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, em sintonia com o processo do Sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco.
Nesta etapa virtual estão sendo tratados os assuntos que exigem dos bispos reflexão e discernimento. As votações e outras temáticas específicas serão tratadas na etapa presencial, em agosto.
Além do tema central, os bispos também vão aprofundar, seis temas prioritários, entre eles o relatório anual do Presidente, o informe econômico e assuntos das Comissões Episcopais para a Liturgia, para a Tradução dos Textos Litúrgicos (CETEL) e para a Doutrina da Fé (CEPDF). Outros 30 temas estão na pauta desta etapa virtual da 59ª Assembleia Geral da CNBB.
Dom Francisco Cota, bispo diocesano de Sete Lagoas, ressalta que a Conferência em Assembleia “busca favorecer a colegialidade entre o episcopado brasileiro” e dentre os temas propostos, ele ressalta: o 10º Encontro Mundial do Papa com as famílias; os 70 anos da CNBB; Análises de conjuntura eclesial e social; Ano Vocacional; Congresso Eucarístico Nacional; Eleições 2022; apreciação do Estudo 114 da CNBB sobre a centralidade da Palavra de Deus na prática pastoral; a ser publicado como documento; nova edição do Missal Romano; mensagens ao Santo Padre, ao Prefeito da Congregação para os bispos e ao povo brasileiro; Ministério do Catequistas, de Leitor e de Acólito; reforma do Estatuto da CNBB; pesquisa sobre a saúde integral de bispos e padres.
Fonte: CNBB Nacional
por Ascom