Dom Francisco preside missa de envio dos seminaristas

Na noite de quarta-feira (10/02), foi realizada na Catedral de Santo Antônio em Sete Lagoas, uma missa de envio dos quatro minoristas concluintes para as paróquias da Diocese de Sete Lagoas e abertura oficial do processo formativo deste ano para os demais seminaristas.

A celebração eucarística foi presidida por Dom Francisco Cota, e concelebrada pelos reitores da Comunidade Formativa São José , padre Hélio Oliveira (Discipulado e Configuração), e pelo reitor e vice-reitor do propedêutico, Padre Marcos Freitas e Padre Admar, além dos padres Emerson Rodrigo, Lucas Vinícius, José Ricardo, Juliano Ribeiro e Willian de Avellar.

Neste ano, a Diocese conta com um total de nove (9) seminaristas sendo, dois (2) no Discipulado (Filosofia)  e sete (7) na Configuração (Teologia). O propedêutico está em vias de receber dois candidatos.

Minoristas concluintes são enviados às paróquias

Da esquerda para direita, em cima: seminaristas João Francisco e Glauco. Em baixo: Rafael Lucas, Dom Francisco Cota e Fernando Barbosa.

Um seminarista não se torna padre sozinho. Seu itinerário vocacional requer a colaboração dos formadores, no Seminário, e, principalmente, do povo, nas paróquias, que favorece a ele o encontro comunitário com Cristo, a quem conformará a vida, e à Igreja, onde exercerá o serviço ministerial. Essa decisão é amadurecida e confirmada no período chamado “Síntese Vocacional”  que antecede à ordenação diaconal, penúltimo passo para o sacerdócio. Esse tempo é vivido nas paróquias, sob os cuidados e acompanhamento dos respectivos párocos.

Eles [os seminaristas], agora, vão ‘sintetizar’, numa paróquia, todas as experiências adquiridas no seminário, aplicando na pastoral aquilo que a Filosofia e a Teologia deram como elementos.

Na Diocese de Sete Lagoas, iniciaram a síntese vocacional a partir de 10 de fevereiro:

João Francisco Ferreira Cunha que será enviado para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Pompéu (MG) e acolhido pelo padre Lucas Vinícius;  Glauco de Castro Barbalho será enviado para a Paróquia Nossa Senhora da Abadia em Martinho Campos (MG) e acolhido pelo padre Juliano;  Fernando Barbosa será enviado para a Paróquia de São Sebastião em Papagaios (MG) e acolhido pelo padre Emerson Rodrigo e, Rafael Lucas Bastos Ribeiro, acolhido pelo padre José Ricardo da Paróquia de Santana e São Joaquim em Santana de Pirapama(MG).

Rezemos pelos nossos seminaristas !

Por Ascom

Fotos: Larissa Carvalho