Dom Francisco realiza visita pastoral na Paróquia São João Batista

As visitas pastorais de Dom Francisco Cota em 2024 tiveram início de 29 de fevereiro a 03 de março na Paróquia São João Batista, no bairro Belo Vale em Sete Lagoas, cujo pároco é o padre Antônio Carlos.

A visita pastoral é exercício da função episcopal prevista e mesmo determinada pelo Código de Direito Canônico. Esse é um costume na Igreja desde os tempos apostólicos quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas confirmando os irmãos na fé. Durante a visita, o bispo geralmente celebra a Eucaristia, administra os sacramentos (se necessário), encontra-se com religiosos e membros leigos das comunidades, visita obras sociais ligadas à paróquia e realiza reuniões para ouvir as preocupações e necessidades dos fiéis.

Dom Francisco ressalta que esta “não é simplesmente uma visita técnica ou fiscal. É uma visita espiritual, com o objetivo de animar os fiéis, de reavivar a comunhão eclesial,  além de proporcionar um momentos de diálogo com instituições, organizações e movimentos da sociedade civil”. O bispo acrescenta ainda “que esta oportunidade terá uma grande dimensão evangelizadora, e ao mesmo tempo, de convivência mais demorada com os padres e as lideranças locais”, finaliza.

Momentos vividos por Dom Francisco Cota junto às comunidades da Paróquia São João Batista:

29 de Fevereiro:   Missa na Comunidade Imaculado Coração de Maria no Wenceslau Brás

01 de março: Visita ao PA Belo Vale – Pronto Atendimento Caio Lucius de Oliveira da Silva Filho (Belo Vale 1)

01 de março: Visita a ASF Belo Vale l

01 de março: Visita a Creche e Pré-Escola São José Operário – Belo Vale l

01 de março: Visita do Bispo à Secretaria Paroquial

01 de março: Celebração da Santa Eucaristia na Comunidade Maria de Nazaré (Bairro Iraque)

02 de março: Unção dos Enfermos – Sra.Tereza Alves de Souza

02 de março: Unção dos Enfermos – Sr.Antônio Francisco da Cunha

02 de março: Unção dos Enfermos – Sr. Júlio

02 de março: Encontro do Bispo com o Conselho Administrativo Paroquial (CAP)

02 de março: Encontro do Bispo com o Conselho Pastoral Paroquial e Comunidades /CPP e CPC