Dom Geraldo de Souza Rodrigues toma posse na Diocese de Januária

A Catedral de Nossa Senhora das Dores, em Januária (MG), foi tomada na manhã do último sábado, 3 de fevereiro, pelos fiéis que acompanharam a posse canônica do seu novo Pastor: Dom Geraldo de Souza Rodrigues.

Dom Francisco Cota, juntamente com outros bispos do Regional Leste 2 , representantes do clero, religiosos e seminaristas, também participaram desse momento.

Dom Geraldo de Souza Rodrigues, foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 25 de outubro de 2023. No momento de sua nomeação estava como pároco, em Viçosa (MG), e assumiu o governo pastoral da diocese, que está vacante desde a nomeação de dom José Moreira da Silva para Porto Nacional (TO), em dezembro de 2022.

Dom Geraldo de Souza Rodrigues tem 60 anos, é mineiro de Porto Firme e era presbítero da arquidiocese de Mariana (MG) desde 1988.

Um pastor com cheiro de ovelhas

“Querido Dom Geraldo, o senhor foi esperado aqui com muito e com muitas orações. Esta cátedra, e a que aqui estava antes desta, recebeu muitas orações, pedindo a Deus que enviasse a esta boa gente o Pastor que esta gente precisava. E nós temos certeza, porque rezamos, que Deus enviou para cá o Pastor que esse povo merece e que haverá de acolher e ajudar”, disse Dom José Carlos ao saudar Dom Geraldo.

“A minha primeira palavra então, nesta manhã, para o senhor, é que o senhor chega regado de muitas orações. O seu ministério chega mergulhado na oração de gente simples, modesta, piedosa e crente que vive aqui. O senhor pode ter certeza: o senhor tem um grande crédito de oração e chega como um bispo que o povo pediu, esperou e rezou para que chegasse”, disse o Presidente do Regional Leste 2 da CNBB.

Fonte: Arquidiocese de Mariana

Fotos: Arquidiocese de Mariana e Pascom da Diocese de Januária