Encontro da Pascom Diocesana: formação e reflexão para os comunicadores

Em uma manhã de sábado inspiradora, a Diocese de Sete Lagoas realizou no Salão Paroquial da Catedral de Santo Antônio, o “Encontro da Pascom Diocesana – 2024” com o objetivo de estudar a carta do Papa Francisco sobre o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais cujo tema é: “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”.

O evento que reuniu agentes de pastoral das diversas paróquias da diocese discutiu o papel da tecnologia na sociedade e na igreja. A assessoria do encontro ficou por de Marcus Tulio Neto, coordenador da Pascom Nacional da CNBB, e contou ainda com a participação especial do Bispo Dom Francisco Cota, Padre Claudio Marcos (Referencial Diocesana da Pascom) , Padre Willian de Avelar ( Coordenador de Pastoral), Padre Paulo Renato (cura da Catedral de Santo Antônio), Padre Antônio Valmir, Larissa Campos (Coordenadora da Pascom Diocesana) e seminaristas diocesanos.

Abertura e Contexto
Na abertura do encontro foi realizada uma calorosa acolhida aos participantes, seguida por uma apresentação de todos os presentes e, logo depois, uma breve introdução do tema feita pelo assessor. A manhã foi preenchida com apresentações focadas na acessibilidade digital e na necessidade de uma abordagem ética para se utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis.

Palestra Principal: Marcus Tullius
Em sua palestra, o coordenador Nacional da Pascom destacou a disparidade no acesso à internet no Brasil, observando que, embora uma grande porcentagem da população tenha acesso à tecnologia, o uso efetivo dessa tecnologia ainda enfrenta barreiras significativas, especialmente em comunidades mais carentes. Ele usou o exemplo impactante de uma mãe com seis filhos que compartilham um único computador para ilustrar as dificuldades enfrentadas por muitas famílias.

Durante o evento, foram realizadas discussões que permitiram os participantes expressarem suas preocupações e compartilharem experiências sobre o uso da tecnologia em suas próprias paróquias. Foram explorados temas como a proteção de dados, a inclusão digital e a formação de uma consciência crítica.

Encerramento e compromissos Futuros
O encerramento da formação contou com uma sessão de perguntas e respostas, onde o assessor pôde sanar as dúvidas e fornecer orientações adicionais sobre como implementar as ideias propostas. Ao término do encontro estabeleceu-se um compromisso renovado dos participantes presentes em usar a tecnologia de forma responsável e proativa para a evangelização.

Este encontro anual da Pascom Diocesana não só proporcionou uma plataforma para discussão e aprendizado, mas também fortaleceu a comunidade diocesana na sua missão de ser uma igreja mais conectada e comunicativa.

Fonte das Fotos e noticia:
– Larissa
– CNBB