No dia 7 de setembro aconteceu em todas as regiões do país a 29ª Edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas, uma ação que visa dar espaço e voz para os que se encontram em situação de injustiça e vulnerabilidade social, um contraponto ao Grito da Independência.
A pergunta que permeou a reflexão foi: “Você tem fome e sede de quê?”, que é o lema deste ano de 2023, e dialoga com o tema da Campanha da Fraternidade, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), num claro objetivo de denunciar a fome no Brasil, e tendo a conquista da segurança alimentar como pré-requisito da dignidade humana, democracia e soberania nacional.
Membros da Comissão de Promoção Humana e Ecologia Integral da Diocese de Sete Lagoas, dentre outras atividades, promoveram visitações em duas ocupações: “Ocupa CDD” e “Nova Aliança” na cidade de Sete Lagoas.
Foi um momento importante de escuta das lideranças locais e reafirmação do comprometimento com as lutas vivenciadas pelos moradores . Os agentes das Pastorais Sociais ali representadas se posicionaram com o objetivo de buscar uma organização mais efetiva para propor saídas diante das necessidades que precisam de uma maior atenção. Também, na cidade de Jaboticatubas foram promovidas atividades de diálogo com a população.
por Ascom Diocesana Fotos: Comissão Diocesana para Promoção Humana e Ecologia