“Igreja sinodal: vocação, busca e processo” será o tema central da Assembleia do CONSER

Entre os dias 27 e 30 de novembro de 2023, o Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizará a Assembleia Ampliada do CONSER, em Belo Horizonte (MG). O evento contará com a participação de um leigo de cada diocese, bispos, bispos auxiliares, bispos eméritos, administrador diocesano, coordenadores diocesanos de pastoral e a coordenação das pastorais, movimentos e organismos.
Dom Francisco Cota, bispo diocesano de Sete Lagoas, está participando juntamente com Pe. Willian de Avelar, coordenador de pastoral e Genilda Almeida, do secretariado executivo.
As reflexões da assembleia serão norteadas a partir do tema central “Igreja sinodal: vocação, busca e processo”, com assessoria pelo Pe. Geraldo Luiz de Mori, professor de Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).
Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, bispo de Camaçari (BA); Sônia Gomes de Oliveira, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB); Cristina dos Anjos, Cáritas Nacional e Pe. Júlio César Evangelista Resende, Pastoral da Educação da CNBB Nacional, também vão estar presentes no evento. Outra novidade é que haverá um Retiro Espiritual conduzido pela Ir. Zuleica, com a temática “Espiritualidade da ação pastoral”.
A pauta inclui nove sessões de trabalho, sendo divididas em plenário e em trabalhos em grupo para discutir o que foi abordado.
Fonte: CNBB Leste 2