Informes da Coordenação da Catequese Diocesana

1. FORMAÇÃO PERMANENTE DOS CATEQUISTAS

Nos dias 13 e 17 de julho, através do Google Meet, aconteceu mais um encontro de formação para catequistas da Diocese de Sete Lagoas. O tema estudado foi “Paróquia: Casa da Iniciação à vida cristã”. Houve uma ótima participação dos catequistas. Os pontos principais apresentados pelo assessor Pedro Henrique Mendonça Fernandes foram:

A paróquia (rede de comunidades) é chamada de casa, pois através do seu modo de ser e testemunhar a fé, ajuda as pessoas a darem seus primeiros passos na caminhada da fé; a exemplo da casa, a paróquia possui portas, portas duplas: iniciação e missão; entramos pela iniciação e saímos em missão evangelizadora; o processo de evangelização é permeado pelo querigma, o primeiro anúncio. A Paróquia está fundada sobre os pilares da Palavra, Sacramentos e Caridade; é preciso que a catequese se inspire no catecumenato, a iniciação é progressiva e processual, não é instantânea; requer etapas, itinerários, acompanhamento; a catequese é cristocêntrica: centralidade a partir da Palavra e da vivência dos sacramentos (Eu não fui batizado, Eu sou batizado); tempos novos necessitam de mudança, para isso, é preciso deixar-se acolher, doar a Palavra (não somos donos da Palavra); descentralizar-se (a paróquia não é centro, eu não sou o centro, a centralidade é Jesus Cristo; escuta e saída, discípulos missionários que escutam, aprendem e saem em missão. A paróquia não está isolada, ela está integrada, em comunhão com outras paróquias que formam a Igreja Diocesana.

1. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA “CATEQUESE EM TEMPOS DE PANDEMINA” NAS FORANIAS.

Esta proposta fala sobre a organização de encontros catequéticos periódicos nos templos com a finalidade de retomar os laços de amizade entre catequistas, catequizandos e familiares, possibilitando o anúncio de Jesus Cristo, a partir de itinerários catequéticos planejados e sequenciais. Os encontros acontecerão pelo Google Meet, sempre às 19h30.

Dia 26/07 (segunda-feira) – Forania Santíssimo Sacramento;

Dia 27/07 (terça-feira) – Forania N Sra da Abadia;

Dia 28/07 (quarta-feira) – Foranias de Sete Lagoas;

Dia 29/07 (quinta-feira)  –  Forania Senhor Bom Jesus;

Dia 30/07 (sexta-feira) – Forania de Santo Antônio.

Informações :  Coordenação Diocesana de Catequese

por Ascom