Após a divulgação da mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Pascom Brasil abre inscrições para o concurso nacional para a identidade visual que ilustrará todos os materiais que serão produzidos para celebrar a data. Em 2023, o tema escolhido pelo pontífice foi Falar com o coração. “Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4, 15) e a comemoração será no dia 21 de maio. O prazo final para submissão de peças é 17 de fevereiro. O edital já se encontra disponível com todas as informações.
Além dos itens considerados obrigatórios no regulamento, o julgamento levará em conta a originalidade da obra e a expressão da mensagem principal da carta do Papa Francisco, de forma criativa e harmônica. As peças podem ser ilustradas com fotos, desenhos, colagens, montagens, pinturas, dentre outros. Podem participar pasconeiros e demais comunicadores de todo o país.
A obra vencedora do quarto concurso será conhecida no dia 13 de março de 2023, décimo aniversário de eleição do Papa Francisco, por meio do portal da Pascom Brasil e das redes sociais. O cartaz deverá conter, além da figura criada ou fotografia autoral, os seguintes textos: “57º Dia Mundial das Comunicações Sociais”; “21 de maio de 2023” e “Falar com o coração. ‘Testemunhando a verdade no amor’ (Ef 4, 15)”.
Além da identidade visual nos tamanhos solicitados no edital, o concorrente deverá enviar a Ficha de Inscrição (Anexo I) e o Termo de Cessão de Direitos (Anexo II), disponíveis aqui, exclusivamente pelo e-mail co[email protected], com o assunto CONCURSO DMCS 2023.
Incentivo e compromisso
Para o coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, a realização do concurso é uma forma de dar oportunidade de participação aos agentes e abrir canais de diálogo com a coordenação nacional. “Queremos que os nossos processos de construção na comunicação sejam cada vez mais sinodais, à luz do que nos pede e nos impusiona o Papa Francisco. Quanto mais pessoas nós pudermos envolver nas atividades, melhor. O concurso é também uma forma de despertar talentos, valorizar o trabalho desenvolvido pelos pasconeiros Brasil afora e incentivá-los na missão pastoral da Comunicação, selando um compromisso com o Evangelho”, afirmou.
Cronograma
Confira as datas de realização do Concurso:
25 de janeiro de 2023: abertura das inscrições
17 de fevereiro de 2023: composição da Comissão Julgadora
17 de fevereiro de 2023: encerramento das inscrições
13 de março de 2023: anúncio da obra vencedora em publicação no Portal da Pascom Brasil (www.pascombrasil.org.br) e nas redes sociais da Pascom Brasil.
Edições anteriores
A primeira edição do concurso, por ocasião do 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2020, teve como ganhador o pasconeiro da Diocese de Ponta Grossa, no Paraná, Everton Lucas de Oliveira. O jovem é designer e atua em sua paróquia, na cidade de Reserva, e também faz parte da coordenação diocesana.
Em 2021, na segunda edição, o vencedor foi o pasconeiro Evandro Caldeira, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Olímpia, em São Paulo. A paróquia pertence à Diocese de Barretos, regional Sul 1 da CNBB
Ruan Carlos Pereira Borges Nascimento foi o vencedor da terceira edição, em 2022. Ele atua na Paróquia Santa Luzia, em Ibipitanga, diocese de Livramento de Nossa Senhora, na Bahia.
Celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais
O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II e tem como objetivo chamar a atenção para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias atuais. São Paulo VI foi o primeiro a comemorar o Dia Mundial das Comunicações, que aconteceu no dia 7 de maio de 1967. A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica. Desde então, vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a Festa de Pentecostes. A mensagem do Papa para a ocasião é publicada, tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.
- por Redação Pascom Brasil